Comidinhas | terça-feira, 13 de novembro de 2018
Arte e Gastronomia em Aracati

A Prefeitura do Aracati em parceria com o Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Estado do Ceará – Sebrae/CE realizam o  II FESTIVAL DE GASTRONOMIA DE ARACATI, o evento acontece entre os dias 15 e 17 de novembro, a fim de abrir oportunidades de negócios para os moradores locais e fomentar arte e cultural.

Ao todo, serão 26 estandes de rua com as mais diversas opções de gastronomia, desde a tradicional paella de Aracati até o sushi, passando por culinária natural e vegana. Além da gastronomia, o festival vai abrir espaço para a agricultura familiar. A ideia é que, em rodadas de negócio, os comerciantes interajam com os agricultores e passem a comprar deles os insumo para seus restaurantes. A arte e a cultura estarão representadas pelos bonecos gigantes de Hélio Santos, mestre da cultura, que vão deixar as ruas mais bonitas, além de cortejo cultural, dança do coco, presença da Rainha do Carnaval, dos noivos da quadrilha e de bandas locais. No Teatro Francisca Clatilde, um fogão prepara as palavras, e as crianças serão servidas de livros, pois como sabemos, também alimenta.

O evento é livre e aberto a pessoas de todas as idades.

As atividades acontecem na Rua Coronel Alexanzito (Rua Grande) e espera um público aproximado de 6.000 pessoas nos três dias, entre: empreendedores, artesãos, artistas, visitantes, moradores e turistas; circulando pelo centro histórico do Aracati, mas pretende movimentar também, as praias de Canoa Quebrada, Quixaba e Majorlândia e o restante do sítio histórico do município, incluindo as suas igrejas de estilo barroco.

A prefeitura de Aracati explica que o seu compromisso em promover o turismo no Ceará, vai muito além das belas praias. Segundo o prefeito da cidade, Bismark Maia, é preciso valorizar e preservar o patrimônio histórico e a natureza. “No Aracati, as pessoas acreditam que nossa cidade pode ficar muito mais bonita e atrativa, eventos como o festival, e mesmo o sonho acalentado de aqui ter um Centro de Eventos, nos move”, conclui.

Áreas do evento

O evento será composto com os seguintes espaços: Arena Gastronômica Aracati, Arena Gastronômica Rota das Falésias, Arena do Artesanato, Oficinas Gastronômicas, Espaço Institucional, Espaço da Agricultura Familiar, Atrações Culturais, Espaço Kids, Espaço Minha Casa de Portas Abertas, Capacitações e Consultorias preparatórias.

Segundo Denise Pontes, Secretária de Turismo e Cultura, o festival foi pensado o ano inteiro e a grande procura e interesse dos participantes demonstra que ele vai se consolidar nacionalmente. “A primeira edição foi um sucesso e essa tende a superar as expectativas que, com a abertura do nosso Aeroporto para voos comerciais e a integração do evento com nossas potencialidades naturais, hão de intensificar o turismo local, gerando emprego e renda”, completa a gestora de turismo e cultura do município.



Acompanhe o Boas Dicas também nas redes sociais: @blogboasdicas e fb.com/blogboasdicas!

---

Deixe seu comentário!




(*) campos obrigatórios.