Boas Dicas · Sustentabilidade | quarta-feira, 17 de janeiro de 2018
Atitudes sustentáveis e mais criatividade para 2018

Já estamos em 2018 e sentindo este clima de coisas novas e ano novo, o que fica mais claro é que este ano quero tomar atitudes sustentáveis que, certamente, deixarão o ano mais incrível e marcante! E já que a nossa missão é dar boas dicas, hoje vamos falar sobre cinco novas atitudes sustentáveis para o ano de 2018.

  1. Use e aproveite melhor o que você já tem

É muito comum, no fim do ano, tirar várias coisas do guarda-roupa e ver que tinha muita coisa sem uso. Este ano, pode ser diferente! Já pensou se tudo o que você tivesse no closet fosse: usável, fácil de combinar entre as demais roupas e acessórios e tão queridinho a ponto de “sair sozinho” de tanto que você usa. Comece um ano com um detox de verdade: não só de roupas e sapatos, mas de tudo que está acumulando (espaço e energia) na sua vida. Para te incentivar, dá só uma olhadinha neste post sobre a ideia de Penteadeira Capsula.

  1. Não desperdiçar comida

Imagine R$870 milhões de reais na sua conta bancária. Agora, imagine tudo isso em cédulas de dinheiro dentro de um espaço. Fica difícil de contabilizar, né? Agora, guarde esse número: são 870 MILHÕES de pessoas passando fome no mundo (dados da ONU). Vendo por esse lado, até deixa de parecer discurso de mãe, né? Quando passamos a olhar a comida e perceber o seu real valor, chega até a doer quando vemos alguém a desperdiçando. Com certeza, essa é uma atitude que vou tomar no ano de 2018 (e na vida).

Para evitar o desperdício diário, é ideal que você se planeje para comprar apenas o que precisa consumir. Uma boa dica é aderir ao cardápio semanal e calcular quanto de cada alimento precisará naquela semana. Além disso, antes de ir ao supermercado, verifique o que já possui na despensa e na cozinha.

Baixe aqui o seu cardápio semanal e veja aqui algumas receitinhas para a sua semana.

  1. Recusar aquilo que não é necessário

Somos a sociedade do excesso. Mas se soubéssemos realizar mudanças nas pequenas coisas, já estaríamos fazendo muita diferença. Faça uma experiência: carregue consigo todo o lixo que você gera durante um dia e, ao final, você verá que tem coisas que são até desnecessárias. Além do mais, aprendi com Bea Jonhson, do blog My Zero Waste Home que Recusar é o primeiro R de 5Rs (e não somente 3!) para viver uma vida mais sustentável . E acredite, é bem simples recusar.

  1. Desacelere seu estilo de vida

Você já deve ter ouvido falar em “fast-fashion”. Mas esse, na verdade, é um movimento que vai além da moda, pois temos aplicados em vários aspectos: fast fashion, fast food, fast love, fast trash, fastfastfast… S L O W  D O W N. Aqui, sugerimos o movimento contrário. Desacelere e perceba que não é preciso usar tudo e nem se comprometer com tudo.

A ideia é ter coisas que durem, que sejam de qualidade, mas que não sejam tão numerosas, pois não queremos viver uma fast vida, nem que o tempo passe tão fast, não é mesmo? Se temos muito o que administrar, não sobra tempo para nós mesmos.

  1. Use a criatividade para se divertir sem consumir

Você já teve a curiosidade de ver opções de entretenimento e diversão na cidade que são de graça e que você nunca visitou antes? Aqui no blog, temos um post que é um sucesso e é um guia para se divertir com pouco (ou nenhum) dinheiro. Guiada por essa ideia, fui conhecer um Orquidário que é aberto ao público na Universidade Federal do Ceará (UFC), no Campus do Pici. Descobri que por lá tem muitas oficinas e ótimos workshops, mas é preciso ficar ligado no calendário do local. É um ótimo passeio para quem gosta de coisas verdinhas.


A sexta dica é que a cada curtida neste post você fará uma planta feliz, hahaha, brincadeira. Mas deixa o seu like se você gostou e compartilha! Essas foram as boas dicas de hoje, e quero saber: qual foi a atitude que você já colocou em prática ou irá colocar em breve? Comenta aqui embaixo ou compartilha com a gente nas redes sociais. Nos vemos no próximo post!



Acompanhe o Boas Dicas também nas redes sociais: @blogboasdicas e fb.com/blogboasdicas!

---

Deixe seu comentário!




(*) campos obrigatórios.