Café em casa: extração com Chemex e café Reserva da Família

Há alguns dias, recebi um presente delicinha do Café Santa Clara – do grupo 3 Corações: a nova linha de cafés especiais da marca, a Reserva da Família. Diferente do café que já conhecemos, esta linha tem o café 100% arábica, e é a única da marca que passa pelo crivo da Associação Brasileira de Cafés Especiais. Ou seja: o grão é avaliado em aroma, sabor, tipos de blends e até a ausência de defeitos, dentre outros critérios.

Linha Reserva da Família

O Café Santa Clara lançou quatro cafés para esta nova linha de cafés especiais, com os blends Cerrado Mineiro, Mogiana Paulista, Sul de Minas e Orgânico. Os três primeiros possuem notas adocicadas, e o último leva duas certificações: produto orgânico e Rainforest Alliance – selos que atestam as boas práticas de cultivo e sociais na produção do grão.

Os quatro blends são produzidos em regiões cafeeiras já reconhecidas no país pelo clima propício e grande capacidade de produção. E a boa notícia é de que o produto chega não somente ao sudeste, mas a todas as gôndolas do Brasil. Cada pack possui 250g, vem com as características do grão moído e uma embalagem à vácuo fácil de abrir – eu AMEI esse detalhe de conseguir abrir com facilidade.

Café filtrado na Chemex

Para experienciar essa nova linha de cafés, a Santa Clara me enviou uma Chemex – um método de extração de café que (além de lindo, vamos combinar) envolve uma filtragem maior do pó, deixando a bebida mais pura e evitando que os resquícios do grão ultrapassem para a xícara. Além disso, a Chemex proporciona uma melhor extração para aromas deliciados, como florais e frutados – características presentes nos grãos da Reserva da Família.

Para preparar o café neste método, é preciso ter um filtro especial que, ao ser dobrado, forma três camadas. Se você curte a experiência adaptada, pode fazer que nem eu e usar um coador de pano – ecológico e mais sustentável – com tecido mais grossinho para manter a filtragem no padrão do método.

No vídeo abaixo – que estreia pequenas edições no Youtube do Boas Dicas – você confere o passo a passo da utilização da Chemex.

Espero que vocês tenham gostado de conhecer essa novidade e um novo método de extração do café. Me contem qual dos cafés da Reserva da Família mais gostaram e acompanhem também a Trilha do Café, uma seção exclusiva sobre a visita aos cafés da cidade. Um beijo e até o próximo post!

Jornalista por formação e publicitária por profissão. Gosto de músicas, coisas asiáticas, gastronomia, beleza e comportamento. Passo as horas de folga atualizando as inscrições do youtube ou cozinhando guloseimas.
Post criado 422

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo