Sem categoria

Cia. Vidança Encerra Ciclo de Cursos com Evento para a Comunidade

Modificar realidades sociais incluindo a arte no cotidiano de crianças, jovens e adultos é a missão da Cia. Vidança, uma associação sem fins lucrativos, que existe há 38 anos e transformou o solo salino da Barra do Ceará, em um projeto fértil e transformador.

Sob a administração da professora e coreógrafa Anália Timbó, a ONG atende por mês mais de 150 pessoas do bairro Vila Velha e do entorno, trabalhando a sensibilidade e incentivando a inclusão social utilizando do aprendizado de linguagens artísticas e culturais para protagonizar essa comunidade.

A culminância de um ciclo dessas ações acontece no próximo dia 6 de julho, na “Praça do Vidança”, é a finalização do Projeto “Vidança a Dança da Vida”. A mostra reúne apresentações oriundas de sete oficinas, que tiveram início dia 18.6, sendo elas: Dança Clássica, Danças Dramáticas, Danças Urbanas, Contação de Histórias, Dança Funcional, Artes Manuais, Capoeira, além da quadrilha Fuxico Junino, quadrilha infantil, e o “Tambatuque DasMarias, aprovado pelo Criança Esperança e pelo Projeto “Cultura e Infância” da Secretaria de Cultura do Estado – SECULT, grupos convidados, bazar e comidas típicas. O evento gratuito, aberto para todos e tem às 18h.

As aulas foram possíveis através do Edital de Chamamento Público nº 001-2018, do Governo do Estado do Ceará por meio da Casa Civil, segundo Anália, o projeto de dança e cidadania assume um papel importante na promoção da cultura fortalezense e fortalece relações entre artistas, produtores, gestores e outros personagens ligados a cena da economia criativa na região.

Ezio Flor, professor de Hip Hop, achou na dança um fator de mudança e um meio de geração de renda. “Eu também fui aluno e me expressar pelos movimentos do meu corpo me fez enxergar novas possibilidades, agora tenho a oportunidade de passar isso a diante, vai ser muito satisfatório ver o resultado dessas aulas no dia 6, estamos todos ansiosos para ver a apresentação dos alunos. ” Explica o coreógrafo, que trabalha na Associação há dois anos.

Sobre a Cia. Vidança

A história da dança no Ceará pode ser contada emparelhada com a história da Cia. Vidança, que foi o primeiro grupo de dança independe do estado, criado por Anália Timbó, em 1980. A coreografa, que se apaixonou pela arte aos 14 anos, ao assistir uma apresentação de Maracatú, veio de Santa Quitéria, para a capital, com a vontade de sentir de forma contínua, a mesma sensação que sentiu ao assistir a apresentação ainda menina. “O meu coração bateu mais forte e senti meu corpo levitar, percebi que eu tinha uma missão e a arte iria me proporcionar esse caminho. ” Nos anos 1974, se matriculou na aula de Balé Clássico no SESI, com o professor Denis Gray lá aprendeu em técnica o que já sabia em talento, não demorou e se tornar professora, mas as horas que passava na sala do equipamento não eram suficientes, queria mais, e ao voltar para casa, aproveitava a beleza do pôr do sol na Barra para reunir jovens e trabalhar lições teatrais. Com os mais dedicados, montou a Cia. Vidança, como o nome já diz: “viver para a dança”. 38 anos depois, a Cia. se tornou uma Associação de responsabilidade artístico-social e forma alunos que como ela se tornam difusores e multiplicadores da dança.

Os cursos:

Os cursos oferecidos para Associação acontecem continuamente nos turnos manhã, tarde e noite. A inscrição é gratuita e sujeita a lotação. Para fazer a matricula basta ir até o local em horário comercial portando documentação necessária:

Xerox da Certidão de Nascimento.
Xerox do RG. CPF, Carteira de Trabalho e Título de Eleitor (dos responsáveis)
Xerox do Comprovante de Residência Atualizado
Declaração do comprovante de residência atualizado
Declaração escolar, boletim, e histórico escolar.
1 foto 3×4

Serviço:
Na Praça com Vidança
Culmi
Endereço:Av. L, número 400 – Vila Velha
Esquina com a Rua Quixadá Felício
Telefone: 3262.7599

Categoria: Sem categoria
Jornalista por formação e publicitária por profissão. Gosto de músicas, coisas asiáticas, gastronomia, beleza e comportamento. Passo as horas de folga atualizando as inscrições do youtube ou cozinhando guloseimas.
Post criado 380

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo