3 cosméticos orgânicos que agridem menos o ambiente e a sua saúde

A gente sabe que saúde não tem a ver apenas com a atividade física que fazemos ou com o que comemos. Os cosméticos e outros produtos que usamos também têm esse poder de afetar nosso bem estar. Hoje, vamos falar de três cosméticos orgânicos que propõem um uso menos tóxico.

Os cosméticos normalmente são divididos em três: os convencionais, os orgânicos e os naturais. Os convencionais são aqueles mais conhecidos por nós e podem conter sulfatos e outros componentes sintéticos que não só são prejudiciais para a nossa saúde, como também para rios, lagos e solos. Já os cosméticos naturais, em contrapartida, são feitos a partir de matéria-prima natural e não podem conter componentes químicos como silicone, amônia ou corantes sintéticos.

Além dos convencionais e naturais, há os cosméticos orgânicos: nosso foco de hoje! De acordo com o IBD – Inspeções e Certificações Agropecuárias e Alimentícias, os cosméticos orgânicos devem conter, no mínimo, 95% de composição certificada como orgânica. Mas, Isa, qual a diferença entre o cosmético natural e o orgânico? A principal diferença é que um produto natural não necessariamente é orgânico, enquanto que o orgânico é certamente natural.

  1. Xampu orgânico

Começaremos por ele, o queridinho dos sulfatos e derivados do petróleo. Antes de falarmos sobre o seu principal impacto negativo em xampus tradicionais, é relevante nos perguntarmos: “por que relacionamos a ideia da limpeza com a espuma dos xampus?” A verdade é que já estamos há séculos acostumados com essa ligação mental: teve espuma, então limpou. Mas o que não sabemos é que os componentes que geram a espuma – ou seja, sulfactantes – em nada interferem na limpeza. As vantagens de não se usar esse sulfatos pesados, comprovados por quem adere o movimento do No/Low Poo, são: o não desgaste dos fios, a manutenção da cor do cabelo, a ajuda em evitar a queda de cabelo e alergias no couro cabeludo.

Imagem: Piatan

Uma marca que promete a redução desse componentes é a Piatan. De acordo com a descrição, o xampu da marca é livre de silicone, parabenos, sulfatos, parafina e derivados de petróleo. Plus, não são testados em animais ?

Outra opção é lavar as madeixas com uma solução de bicarbonato de sódio e água, dica maravilhosa que a Bela Gil passou pra todos nós no seu canal no Youtube. Mas não foi só ela que deu uma dica maravilhosa (uma autêntica Boa Dica, né mores?), também amo as dicas do blog Menos Lixo Por Favor.

  1. Pasta de dente sem metais

Brancura, frescura e brilho é o que elas prometem. Mas, vez ou outra, deixamos passar em nosso carrinho do supermercado produtos que contêm químicos pesados como Fluoreto de sódio, Sorbitol ou Aspartame (tá falando Grego é, Isa? Que nada! Dá uma olhada nos componentes principais aqui).

Imagem: Veganos Brasil

Uma marca que vende pastas de dentes livres de toxinas é a Orgânico Natural. O seu creme promete ser um produto único devido à sua composição (aproximadamente 95% de matérias-primas orgânicas e naturais, com menos de 5% de matérias-primas sintéticas). Além disso, é livre de corantes e conservantes artificiais.

Como os shampoos, podemos encontrar também diveeersas receitas caseiras de creme dental, utilizando ingredientes simples e baratinhos. Veja as dicas da Cristal do blog Um Ano Sem Lixo, e da Carol Cronemberg no blog Menos 1 lixo.

  1. Batom orgânico

Pode faltar qualquer item, mas parece que o batom é o item que não pode faltar na nécessaire feminina. Apesar de queridinho e muito diversificado no mercado, eles são o que mais usamos e, pela região de contato com nossa pele, acabamos ingerindo uma pequena parte do produto. Por isso, é importante verificar o rótulo antes, pois eles podem conter químicos nocivos ao nosso organismo, tal como alumínio, cromo ou manganês.

Imagem: Lookaholic

Uma marca conhecida de batons orgânicos é a Organela. Seus produtos são uma mistura entre produção orgânica e embalagem sustentável, pois são feitas de papelão.

Eai, qual das dicas de hoje vocês mais gostaram? Já experimentaram um produto mais orgânico e aprovou? Compartilha com a gente!

Jornalista por formação e publicitária por profissão. Gosto de músicas, coisas asiáticas, gastronomia, beleza e comportamento. Passo as horas de folga atualizando as inscrições do youtube ou cozinhando guloseimas.
Post criado 422

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo