Cultura | quarta-feira, 21 de janeiro de 2015
Fortaleza com cultura: conheça o Museu da Indústria do Ceará

O Museu da Indústria foi uma ótima descoberta na cidade! Num lugal de poucas atrações culturais e muitos shoppings, sempre acho ótimo esse tipo de passeio. Afinal, por que a gente só vê museus quando vai pra outras cidades, não é mesmo?

Blog-Boas-Dicas-Museu-da-Industria-02

Uma atração que me encantou – e aqui sou suspeita pra falar – é que o Museu traz um pouco da história da comunicação, por meio das máquinas antigas de impressão, “máquinas de escrever” e uma Heidelberg original. Tudo vindo do século XIX.

O Museu da Indústria tem dois pontos de contraste: uma parte é toda tecnológica, com telas de touch screen e televisões maiores para acompanhar toda a história do desenvolvimento da indústria no Ceará, com arquivos recuperados e digitalizados para consulta. Uma ótima fonte para quem precisa fazer uma pesquisa, por exemplo, ou simplesmente apreciar cada minúcia do passado.  E, ao lado de cada computador, tem as máquinas que retratam claramente as décadas e o desenvolvimento ao longo delas – do algodão, passando pelos fios, chegando à comunicação.

Blog-Boas-Dicas-Museu-da-Industria-04

Blog-Boas-Dicas-Museu-da-Industria-05

Blog-Boas-Dicas-Museu-da-Industria-06

Blog-Boas-Dicas-Museu-da-Industria-07

Ao longo do espaço, pequenos pontos me encantaram: você entra no círculo e escuta músicas diferentes, somente dentro centro do círculo – a música sai por esse mini projetor em cima. Acústica curiosa e muito bem pensada! Adorei!

Blog-Boas-Dicas-Museu-da-Industria-08 Blog-Boas-Dicas-Museu-da-Industria-09 Blog-Boas-Dicas-Museu-da-Industria-01 Blog-Boas-Dicas-Museu-da-Industria-03

Ao fim da apresentação, você se depara com um poço que desvendou um pouco da história do Ceará: por meio dele, se descobriu que o prédio – que data do século XV – já foi a primeira sorveteria da cidade, um hotel e, hoje, revitalizado, conta com uma arquitetura muito bonita e mais de 2 mil metros quadrados de história, além de espaço para exposições locais.

Blog-Boas-Dicas-Museu-da-Industria-10

Visitem a história do Ceará e valorizem a nossa cultura! 🙂

Serviço

Museu da Indústria do Ceará
Rua Dr. João Moreira, 143 – Centro
Visitação gratuita (terça a sábado, das 9h às 19h)
Telefone: 3055 0271
www.museudaindustria-ce.org.br



Acompanhe o Boas Dicas também nas redes sociais: @blogboasdicas e fb.com/blogboasdicas!

---

Deixe seu comentário!




(*) campos obrigatórios.