Sem categoria

Inspiração: arte nas ruas de Fortaleza

A arte nas ruas não teve um criador exato. Diz-se que os primeiros indícios de arte urbana surgiram através do Jazz, no século XX, nos Estados Unidos. Isso se deu quando trabalhadores negros saiam após o serviço pra rua com seus instrumentos (saxofone ou clarineta, por exemplo) para se dispersar um pouco do cotidiano tão cansativo.

Em Fortaleza – CE, temos vários exemplos de arte urbana espalhada por toda a cidade. Basta andar por alguma rua um pouco mais movimentada, que já se nota algumas obras. Vai desde o grafiti até malabaristas, estátuas vivas ou músicos.

Grafite-em-Fortaleza-Av.-Joao-Pessoa-Boas-Dica

Destas, a mais comum de se encontrar é o grafiti, claro. É o que chama mais à atenção! Talvez, por sua riqueza de detalhes.

Arte de rua em Fortaleza

Alguns são simples, mas ainda sim trazem uma mensagem bem linda. ?

Arte de rua em Fortaleza, Boas dica

No ano passado, tivemos em nossa cidade o 1º festival de arte urbana do Nordeste. Foi realizado de 15 a 23 de novembro, e contou com grandes nomes da arte urbana. Nacionais e internacionais!

Uma grande dúvida, que não poderia deixar de ser citada é: pichação, arte ou vandalismo?

Bom, segundo o artigo 65 da Lei dos Crimes Ambientais (nº 9.605/98), a arte de pichar é condenada! A Lei estabelece punição de 3 meses a 1 ano de cadeia, além de multa àquele que pichar. Nada mais justo, depois de ver algumas obras de arte como a estátua do poeta Carlos Drummond de Andrade, o monumento da Estácio de Sá e várias outras serem sujas.

Estátua Carlos Drummond pichada

Diferenca entre Pichacao e Grafite

Apesar de algumas pessoas acabarem sujando a cidade, algumas podem deixá-la cada vez mais bonita e desenhada.

Arte de rua em Fortaleza

Para quem curtiu o assunto, o livro “A arte urbana no Nordeste do Brasil”, por Narcelio Grud (http://goo.gl/CIdkh4), traz vários outros detalhes desse tema tão interessante e bonito de se ver! 😉

E você, acha que pichação é vandalismo ou concorda que podemos tirar lindas artes dela? Dê a sua opinião também em nosso Facebook!

Fonte: [1][2][3]

 

Jornalista por formação e publicitária por profissão. Gosto de músicas, coisas asiáticas, gastronomia, beleza e comportamento. Passo as horas de folga atualizando as inscrições do youtube ou cozinhando guloseimas.
Post criado 422

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo