Leitura | quinta-feira, 20 de agosto de 2015
Método KonMari e A Mágica da Arrumação

<3 Follow my blog with Bloglovin

Pegue qualquer objeto do seu quarto, segure nas mãos e pense: “esse objeto te faz feliz?“. Agora, pegue um objeto bem especial para você, tipo seu anel de formatura, um perfume que você sempre usa que ganhou da sua mãe, um sapato que você sonhou por anos e, finalmente, conseguiu comprar – eles te trazem felicidade?

Pronto, em um parágrafo apenas dá pra resumir o método KonMari, que fala mais ao coração do que sobre dicas de organização em si. O livro vai além da praticidade, ele é mais sobre a subjetividade que a organização pode proporcionar na vida das pessoas.

Fonte: Teoria Criativa Imagem: Teoria Criativa*

A Marie Kondo é uma organizadora level asian, ou seja, ela faz isso muito bem e desde criança. Depois de testar vários métodos tradicionais na sua própria vida e trabalho, ela chegou à conclusão de que manter somente o que nos faz bem ao redor é a melhor forma de organização (e eu concordo!).

Ao longo de todo o livro, ela defende que seu método causa mudanças na vida da pessoa se ela estiver disposta a mergulhar na transformação. No começo, fica até meio chato o tanto que ela tenta te convencer (sugiro pular as primeiras páginas), mas o restante do texto fica mais interessante.

Marie-Kondo-A-Magica-da-Arrumacao-Boas-Dicas

Vou encontrar dicas e truques de organização? Vai sim. Ela ensina a como guardar melhor as coisas sem amassar/quebrar/entulhar; ensina a categorizar o processo de arrumação; ensina como lidar com diferentes objetos – roupas, cartas, papéis, fotos, entre outros, e também a melhor forma de descartá-los (principalmente praticando o desapego de coisas que você não quer abrir mão). Mas tudo voltado para a fisolofia do manter somente o que lhe faz bem ao redor de você.

Um ponto super engraçado do livro são as histórias dos “acumuladores”, no qual ela lista os clientes mais “exóticos” que já teve. E a parte que mais me agradou também foi o final, depois que você já conseguiu captar toda a teoria, fica mais fácil compreender a defesa do porquê ela causa mudanças.

É um livro barato, com poucas páginas e fácil leitura. Vale a pena, mesmo que seja só pela reflexão!

A Mágica da Arrumação – a arte japonesa de colocar ordem na sua casa e na sua vida
Autor: Marie Kondo
Editora: Sextante
Onde comprar: 1 , 2 e 3.
*TeoriaCriativa



Acompanhe o Boas Dicas também nas redes sociais: @blogboasdicas e fb.com/blogboasdicas!
Comentários atuais >>

---

Deixe seu comentário!




(*) campos obrigatórios.