Por um natal mais sustentável

O Natal chegou e, em muitas famílias e ciclos de amigos, começam os amigos secretos e a compra de presentes para aqueles que passaram bons momentos conosco durante o ano. Você já prepara a carteira e o cartão de crédito, pois já sabe que este mês não acaba sem comprar alguma coisinha. Inevitavelmente, surgem os mesmos questionamentos: “O que dar para fulana? Se ela não gostar, qualquer coisa, troca”.

Às vezes, escolhemos “só uma lembrancinha” para a ocasião não passar em branco. Muitas vezes, nem pensamos se aquela pessoa está de fato precisando daquilo ou se é só pela força do hábito de comprar que damos aquele presente. Afinal, o que seria o natal se não um evento onde todos estão ansiosos para comprar e receber presente?

Peraí! Vai com calma que eu não vi nenhuma placa dizendo que natal é época de sair comprando coisas&maiscoisas só para agradar os outros. É por isso que fiz uma lista de idéias que vão transformar o seu natal em uma época um pouco mais criativa (e econômica também), cheia de significado e idéias sustentáveis. Afinal, é preciso pensar no que estamos gerando no mundo nesta época também. Vamos a algumas ideias?

Amigo Leitor Secreto “Sacana”         

Essa é a primeira idéia sustentável e divertida que podemos fazer com a família ou os amigos. A regra é: Qual o livro que você leu e te impactou no ano que passou? Todos que forem participar devem fazer essa escolha. Feito isso, basta marcar com os amigos, familiares ou colegas de trabalho para realizar a troca do amigo-leitor-secreto-sacana.

  Os passos do jogo são:

  1. Escrever o nome de todos em papeizinhos, colocar em algum recipiente e cada um deve tirar o seu. Ali está o nome da pessoa que você deverá presentear com o livro que você levou.
  2. Quando todos tirarem o seu, todos os papeizinhos devem voltar para o recipiente para fazer o sorteio da primeira pessoa a jogar.
  3. Você deve estar se perguntando: “Mas Isa, por que Sacana?” Porque a pessoa que for abrindo o seu presente poderá, por  livre e espontânea vontade, trocar de presente com outra pessoa.

Ex: Júlia tirou Amanda, entrega o seu presente e Amanda descobre que era um livro de receitas. Ela, que odeia cozinhar, resolve trocar com Roberto, que ganhou um livro de romance.

#Dica: para embrulhar o livro, procura aquele lenço ou pedaço de pano com estampa lindinha! Vale colocar laços, fitas, flores, botões etc. Caso você não tenha nenhum pedaço de pano sobrando, embrulhar com jornal ou revista fica muito charmoso e lindo!

O que eu mais amo nesse jogo é o fato de cada um poder levar um livro seu para poder compartilhá-lo com outra pessoa. Isso torna a ocasião muito especial, pois não é apenas mais um livro que essa pessoa ganhará, será um livro o qual você gosta muito. É claro que existem aqueles que irão fugir da regra e acabar comprando um livro novo para dar, entretanto, vai da consciência de cada um, se você se sente melhor assim, então tudo bem.

O vale-experiência

Uma das idéias que mais amo! O vale-experiência é uma forma de presentear uma pessoa querida com muita criatividade. Sabe aquele hobby que seu(a) amigo(a) ou familiar ama? Pois deixa eu te contar que ele pode ficar melhor ainda quando for feita com pessoas especiais. Atividades como ir ao cinema, a uma exposição de arte, ir ao teatro, cozinhar um prato bem gostoso, fazer uma viagem para acampar, testar uma aula de yoga etc.

O mais bacana dessa ideia é que ela incentiva a conhecer um pouco mais daquela pessoa para poder saber o que ela gosta de fazer. É um presente que vai exigir um pouco mais do seu tempo com aquela pessoa, mas que vai valer muuuito mais a pena do que apenas entrar numa loja de conveniência e comprar qualquer “lembrancinha”. Afinal, qual a certeza que você tem que aquela pessoa lembrará de você só por aquele objeto?

Certa vez, presenteei a Dona Mãe, e ela ficou surpresa: era um vale-shopping! A surpresa foi recíproca: para ela, porque que eu não sou adepta ao hábito de ir em shoppings e passar horas por lá. Para mim, pois descobri que qualquer experiência pode se tornar ótima quando compartilhada com pessoas que amamos.  

Presentear algo significante

  • Brusinhas e roupinhas

Sabe aquela peça de roupa que no começo do ano estava incrível no seu corpo e, do nada, ela não faz mais o teu olho brilhar tanto assim? Essa mesma peça pode fazer o guarda-roupas de alguém mais feliz. Ou até mesmo aquele vestido que sua melhor amiga vive elogiando, por que não presenteá-la com ele para que ela também se sinta sempre linda? Nesse natal, apliquei essa dica com um biquíni que minha amiga Ana sempre elogiou muito. Resultado? Mais uma Ana feliz no mundo.

  • Arte e Decô

Aquele quadro/pôster/decoração que você admira agora pode ter uma chance de ir morar com uma outra pessoa especial. Aproveita também para dar de presente aquele item da sua decoração que você sabe que não é mais a sua cara. Afinal, o ano muda, e a gente também.

  • Plantinhas

Plantinhas também são ótimas para presente, pois você passou o ano cuidando delas e, agora, elas estão bem fortes para morarem em outro lar! Confie que a outra pessoa irá cuidar de sua plantinha tão bem como você e descubra uma forma de presentear como você nunca experimentou antes.

Se você aplicou alguma dessas dicas neste natal, comenta abaixo como foi a experiência, amaremos trocar idéias sobre. <3 O mais importante é que, ao pensar sobre essas idéias sustentáveis, estejamos percebendo de forma consciente o impacto desta época para nossa vida e para o meio ambiente. Pensar diferente do que habituamos pensar já faz uma grande diferença na nossa forma de olhar o mundo. Nos vemos no próximo post!

Divide o seu tempo entre os estudos de Comunicação Social na UFC e leituras sobre assuntos que mudam seu jeitinho de ver o mundo, tal como sustentabilidade, filosofia e tecnologia. Ela sonha com um mundo melhor e sabe que, para isso, deve começar com suas próprias atitudes.
Post criado 3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo