Planejamento financeiro da viagem: aprenda como fazer

Oi gente! Este é o primeiro post – de uma série de quatro posts – com a temática de férias! E, claro, como em toda viagem, primeiro a gente precisa se planejar. Fazendo o planejamento das suas férias, vai ser mais fácil realizar qualquer tipo de viagem, seja ela alguns dias no litoral ou mesmo um roteiro internacional.

Boas-Dicas-Viagem-Europa-Planejamento

Uma coisa que sempre pega a gente nesses planejamentos é a parte financeira, porque parece muito caro fazer uma viagem. Mas, muitas vezes, a gente nem presta atenção que, o quanto gastamos no dia a dia, daria pra planejar uma viagem incrível.

Planejando a sua viagem

O primeiro ponto para planejar a sua viagem de férias é saber seu destino e quanto tempo você pretende passar lá. Então, vamos supor que você vai para Portugal, passar 5 dias. Desse pensamento, você já pode prever o valor da passagem (ida e volta), valor da hospedagem e também o valor das refeições mínimas que você precisa fazer (como almoço e jantar, se o seu hotel já tiver café da manhã).

Viagem-de-Ferias

Depois desse passo, é preciso programar o roteiro da sua viagem. Abra o Google ou instale o Google Trips e comece a ver que pontos turísticos você deseja visitar. Nesse meio tempo, você vai saber quanto deve gastar por passeio (com ingressos e locomoção). É super válido pegar dicas em blogs e sites que falem exatamente quanto custa um taxi, um uber e as entradas de cada ponto turístico. Mais uma soma para o seu planejamento: transporte, passeios e ingressos.

Um outro ponto que não deve ser esquecido é o que você pretende gastar na cidade além do básico: vai para um jantar mais chique? Reserve um valor maior. Pretende comprar aquela make que só vende lá? Outro dinheirinho reservado. Vai trazer um presentinho pra família? Mais um pouquinho. Esses gastos também precisam ser previstos para que você não estoure o seu orçamento. Então, você anota: compras e souvenir.

Vale lembrar também que, como em qualquer momento, é possível que aconteça um imprevisto: a mala extraviou, aconteceu um resfriado, surgiu uma viagem local próximo com um preço ótimo, enfim, várias possibilidades que podem fazer você precisar de um pouco mais de grana. Então, leve sempre uma reserva para emergências.

Destinos Internacionais

Viagem-Financeiro-Boas-Dicas

Os gastos que falei acima são os gastos básicos de qualquer viagem nacional. Mas, indo para um destino internacional, existem algumas particularidades, que podem ser feitas antes mesmo de você começar a guardar para a viagem em si. Por exemplo: visto. Para tirar um visto americano, morando em Fortaleza, você vai precisar ir para Recife. Então, além do preço do visto, você deve contar com a passagem de ida e volta e a hospedagem na outra cidade.

Seguro-viagem: imprescindível para qualquer destino internacional, afinal, nunca se sabe o que pode acontecer, e você não quer passar um perrengue numa cidade que você mal sabe falar a língua, não é?

Emissão de passaporte: outro ponto que deve ser visto antes da sua viagem em si, porque é preciso fazer o agendamento e uma entrevista na Polícia Federal antes de adquirir o seu.

Outros: em alguns países, existem gastos tradicionais do local, como gorjetas e pagamento para guias. Vale também levar um pouquinho de reserva para caso a sua mala ultrapasse o peso pedido no aeroporto.

Pronto para começar a guardar?

Depois de prever sua viagem, você vai pensar: “poxa, mas tudo isso? É impossível!” Não é! Some todo esse montante e pense no mês que você pretende viajar. Vamos supor que a sua viagem para Portugal vai ser em março/2018, quando você vai tirar férias. Daqui para lá, temos, exatamente 9 meses.

Planning-ferias-Blog-Boas-Dicas

Supondo que o montante daria num total de R$6.000 reais e, dividindo por 9 meses, a sua economia mensal teria de ser de: R$660,00. E você poderia ir pagando tudo aos poucos e aproveitando os rendimentos de um investimento, por exemplo. Nessa hora, lembra daquela blusinha, do perfume, da make, da balada… vários gastos que temos no dia-a-dia que, somados, podem chegar a esse valor.

Como todo sonho que a gente quer alcançar, uma viagem internacional precisa de planejamento financeiro e esforço. E o primeiro passo é pensar que é possível. Então, vamos?

Para facilitar a sua vida

Agora que você já sabe todo o passo-a-passo da viagem, eu quis facilitar tudo montando um planejamento financeiro da viagem pra você. Basta imprimir seu planejamento e ir colocando os custos para saber quanto você precisa economiza para sua trip.

Comece anotando os valores por dia, depois insira as quantidades. Na planilha online, o valor vai converter sozinho para o total. Mas se você preferir a impressa, basta fazer as somas na calculadora. Coloque esse papel num local bem visível e se lembre, todos os dias, porque você quer economizar. Afinal, a sua viagem está ali a poucos meses de distância. <3 Para fazer o download, basta assinar a newsletter aqui abaixo:

Espero que esse planejamento ajude vocês que, como eu, sonham em conhecer um novo país ou mesmo outra cidade do Brasil. Um grande beijo e até o próximo post de férias. <3

Jornalista por formação e publicitária por profissão. Gosto de músicas, coisas asiáticas, gastronomia, beleza e comportamento. Passo as horas de folga atualizando as inscrições do youtube ou cozinhando guloseimas.
Post criado 422

2 comentários em “Planejamento financeiro da viagem: aprenda como fazer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo