Boas Dicas | domingo, 18 de março de 2018
Novo portal Universa destaca empoderamento e mulheres inspiradoras

UOL lançou no último Dia da Mulher seu mais novo projeto editorial: o Universa, um portal de conteúdo feminino (e bem feminista!) com missão de ser referência de jornalismo e conteúdo para as mulheres brasileiras.

No release que recebi, tem a seguinte frase: “Universa inova ao ampliar os temas dos veículos femininos, que tradicionalmente se restringem a temas como moda, beleza, maternidade e casamento. Nesse momento é de questionamento de antigos padrões, Universa considera que ‘todo assunto é assunto de mulher’. E divide seu conteúdo em três pilares, que representam diferentes interesses e momentos do cotidiano feminino.”.

Antes de postar, entrei no site para dar uma conferida no conteúdo, e eis o estilo de matéria que encontrei:

É fato que a maioria dos sites femininos falam sempre dos mesmos assuntos: corpos perfeitos e sarados, as melhores dietas da estação, as makes incríveis e por aí segue. Difícil ver um site – especialmente da grande mídia – no qual os conteúdos tratam de empoderamento ou exemplo de mulheres que tiveram sucesso pelo estudo. Então, achei bem diferente a proposta. Mas, claro que é metade do site. Na outra metade, você encontra matérias sobre coluna social, modelos e horóscopo…

Abaixo, uma explicação melhor dos temas abordados no novo portal:

Em “Transforma”, cujo lema é “as mulheres protagonizam um mundo em evolução”, Universa acompanhará a agenda da mudança, abordando direitos das mulheres, violência contra a mulher, autoestima, política, diversidade, igualdade racial.

Ponto positivo é saber que o site tem muitas colunistas mulheres

“Inspira”, segundo pilar de conteúdo, tem a missão de estar ao lado da mulher em seu cotidiano. Carreira, finanças, decoração, moda, beleza, relacionamentos, sexo, viagem são os assuntos. “Inspira” traz depoimentos tocantes, dicas de quem entende, ideias para buscar uma vida mais plena e criativa.

Já “Pausa” é uma área destinada ao tempo livre. Mesmo que sejam alguns minutos, para retomar o fôlego. E, para preencher esses momentos de descompressão, entrevistas e reportagens exclusivas e também conteúdo mais leve, para rir, relaxar.

A mudança no debate sobre questões de gênero colocou um enorme desafio para toda a sociedade. Estou orgulhoso de ver o nascimento de uma plataforma para dialogar com essa mulher contemporânea”, diz o diretor de conteúdo do UOL, Rodrigo Flores.  A editora-chefe do site, Bia Sant’Anna, destaca que “a mulher está ocupando cada vez mais espaços e é preciso que o discurso acompanhe esse avanço”.

Vamos torcer que o direcionamento deste portal e de muitos outros sejam mais empoderadores e realmente inspiradores. <3



Acompanhe o Boas Dicas também nas redes sociais: @blogboasdicas e fb.com/blogboasdicas!

---

Deixe seu comentário!




(*) campos obrigatórios.