Leitura | quinta-feira, 16 de agosto de 2018
10 vantagens e desvantagens sobre o Kindle

Apesar de saber que muita gente que me segue já conhece ou tem o Kindle, resolvi escrever porque eu mesma, até dia desses, tinha dúvida sobre se deveria ou não investir 479 dinheiros nessa belezura. Vamos combinar que é um investimento! Então, separei 10 vantagens e desvantagens sobre esse leitor digital, também conhecido como e-reader.

1. Você vai ler mais

O MELHOR e maior benefício do Kindle in my life é que eu passei a ler mais por causa dele. Em 2017, li um total de ZERO livros (sim, triste!). Este ano, estou no sétimo livro e ainda estamos em agosto. Qual foi o milagre?

2. Uma biblioteca à mão

Eu era o tipo de pessoa que levava o livro pra parada do ônibus para “ler enquanto esperava”. O fato é que isso raramente acontecia. As vezes, não tava no mood, as vezes era incômodo o peso. Como você pode ter vários livros ao mesmo tempo num só lugar, você apenas escolhe qual tá fim no momento e lê.

3. Peso e tamanho

Outro ponto fundamental é que ele é muito leve e pequeno. Dá pra segurar com uma mão só e dá pra levar até nas bolsas menores. Então, tá na fila super chata? Tira da bolsa e começa a ler. O fato dele ser pequeno não quer dizer que a letra seja pequena, porque ela é regulável: tamanho e fonte. Normalmente, leio na fonte Bookerly, tamanho 4.

4. Leitura na madrugada

Ler antes de dormir é um negócio que eu amo. Mas eu só consigo dormir num lugar, ao menos, na penumbra. A versão paperwhite possui uma luz interna ajustável que ilumina sem irritar os olhos (e olha que eu tenho astigmatismo). Apenas não cansa a vista, e você lê tranquilamente. <3

5. Bateria que dura pra sempre

Comprei esse Kindle no ano passado e, na real, só carreguei ele três vezes. Minha frequência de leitura com ele é em torno de 20 minutos diários. Até hoje fico incrédula com isso. (Aprende, Apple!)

6. Leitura em outras línguas

Um SUPER benefício do Kindle é conseguir ler melhor em outras línguas, porque ele possui um dicionário interno. Ai você tá lá lendo o livro e não entende a palavra? Só pressioná-la que ele abre o dicionário com o significado, incluindo algumas expressões. Isso praticamente não quebra o processo de leitura e facilita demais o aprendizado. <3

7. Fichamento dos livros

Outro ponto muito legal – especialmente para quem está estudando – é que você pode grifar partes do livro ou marcar páginas inteiras. Ao grifar, o Kindle cria um novo documento com seus grifos, criando uma espécie de fichamento. Daí, você tem à mão facilmente os trechos que mais gostou e não precisa reler o livro todo para achar aquele trecho específico.

8. Preço e amostras

Sim, os livros normalmente são mais baratos que suas versões físicas – embora alguns permaneçam caros. Além da facilidade de comprar praticamente instantâneo (muito cuidado com isso, kkk) e de poder ler uma amostra antes. Sempre procurava amostras antes, lia no PC (o pdf) e, se gostasse, comprava o livro. Com o Kindle, baixo a amostra nele, leio já nele e, se gostar, compro e continuo a leitura. <3

9. Tamanho do livro (quantas páginas faltam)

Uma “desvantagem” do e-reader é não saber na hora da leitura o número de páginas do livro. Como você pode definir o tamanho da fonte, isso meio que fica “inutilizado”. Então, o progresso da leitura se dá por: horas no livro, horas no capítulo, posição (nunca me acostumei com isso!) e porcentagem do livro. Porém, depois que você acostuma, (pelo menos pra mim) a porcentagem do livro vira seu parâmetro.

10. Não é o livro físico

Vou confessar que tô tão acostumada com o Kindle que nem penso mais no livro físico quando penso em “ler o livro”. Entretanto, nada tira a magia de TER o livro, especialmente se ele tiver algum detalhe diferente, como a capa mais trabalhada, um detalhe de acabamento ou pinturas. O Kindle é preto e branco, então em livros com fotografias isso fica muito a desejar (por exemplo, eu amo livros de receitas). Mas a dica, como falei no início, é ver a amostra e saber como é o livro físico. Assim, se você gostar muito de um determinado livro e seu acabamento ou edição, você poder dar preferência ao livro físico.

Pra finalizar, preciso dizer que o Kindle vale CADA centavo e que eu pagaria o dobro do valor dele se eu soubesse que ia ser tão bom. Mas, eu acabei comprando ele pela metade do preço! E vou dizer como foi isso num próximo post aqui no blog, combinado?

E você, o que está lendo no momento? Conta pra mim! 🙂



Acompanhe o Boas Dicas também nas redes sociais: @blogboasdicas e fb.com/blogboasdicas!

---

Deixe seu comentário!




(*) campos obrigatórios.