Boas Dicas | terça-feira, 15 de maio de 2018
Visita Espetacular comemora 15 anos com programação aberta ao público no TJA
O projeto cultural e arte-educativo Visita Espetacular – uma aventura no Theatro José de Alencar completa 15 anos em 2018, e para comemorar a data, apresentará no dia 17 de maio, às 14h, uma sessão especial aberta ao público no palco principal do TJA. A edição de aniversário ocorrerá concomitante à programação Teatro de Portas Abertas.
Primeira edição do Visita Espetacular de 2018

A iniciativa promove ação cultural e educativa destinada aos(às) alunos(as) e aos(às) professores(as) de escolas da rede pública municipal de ensino e, neste dia específico, estenderá suas ações ao grande público, como forma de contribuir para a difusão da arte e do conhecimento do maior patrimônio histórico e cultural do Ceará.

De forma lúdica e contextualizada, os anfitriões Beto, Bia, Bento e Bel Alencar, além de Bulu, levarão o público a um passeio inesquecível por todas as dependências do TJA. A aventura começa no Pátio Nobre, depois passando pelo Foyer, Torrinha, Camarotes, Plateia, Palco Principal, Porão, Jardim Burle Marx e finalizando no Teatro Morro do Ouro, tudo isso com o intuito de desenvolver uma percepção mais lúdica e possibilitar ações multidisciplinares, bem como fomentar a formação de plateia do púbico infanto-juvenil.

Após desbravar todos os espaços do José de Alencar, o público será conduzido ao palco principal para prestigiar a apresentação do espetáculo infantil “O Segredo de Cocachim”, que conta a história de dois amigos que encontram um mapa que leva a uma ilha que esconde um tesouro milenar.

“A concretização deste projeto é a realização de um sonho, de um desejo: contribuir para a formação cultural de crianças, em especial, alunos(as) da rede pública de ensino e conseguir implantar na íntegra todas suas etapas. É um Projeto arrojado e bem estruturado”, defende Robério Diógenes, diretor e idealizador do projeto.

Programação Acessível no dia 22 de maio

A edição 2018 de aniversário também contará com Programação Acessível, no dia 22 de maio, nos turnos manhã e tarde, direcionada a pessoas com necessidades especiais. A sistemática será a mesma aplicada nos demais dias, com ônibus no trajeto escola/teatro/escola, visita guiada e distribuição de lanche. Todo esse processo será a acompanhado por uma equipe totalmente capacitada para dar suporte de Audiodescrição (AD), por meio de transmissores, para os deficientes visuais, e de Libras, para os deficientes auditivos, com dois interpretes para a peça “O Segredo de Cocachin”.

Klístenes Braga, doutor em Educação com ênfase em Educação Acessível e Mestre em Linguística Aplicada com ênfase em Tradução Audiovisual Acessível, é o responsável pela equipe que acolherá e acompanhará os alunos durante toda a visita, para que nada deixe de ser apreciado por eles.

O conceito de Acessibilidade Cultural pode ser entendido como um conjunto de medidas previamente planejadas para assegurar o acesso e a fruição das pessoas com deficiência aos bens, produtos, serviços e atividades culturais, bem como aos locais e eventos destinados à difusão cultural, de forma ampla, irrestrita e autônoma. “Momentos como esses devem ser celebrados. Por isso, a atividade foi incluída nesta edição. Era um desejo antigo, que, com a parceria do Klístenes, será possível”, comemora Robério Diogenes.

Visita Espetacular, um legado arte-educativo

O projeto Visita Espetacular foi idealizado e desenvolvido pelo ator cearense Robério Diógenes, que está à frente do Instituto Teatro Público. A ideia nasceu da necessidade de promover arte e educação por meio das artes cênicas para a idade escolar infantil, porque é nesta fase que o senso crítico está sendo desenvolvido. 

Visita Espetacular – uma aventura no Theatro José de Alencar – edição de aniversário e programação acessível

Local: Theatro José de Alencar
Endereço: Rua Liberato Barroso, 525 – Centro
Data: 17 de maio (terça-feira), às 14h e 22 de maio (quinta-feira), às 08h e às 14h
Classificação indicativa: Livre
Ingressos: aberto ao público
Informações: (85) 3101.2583
Siga a Fanpage: https://www.facebook.com/visitaespetacular/



Acompanhe o Boas Dicas também nas redes sociais: @blogboasdicas e fb.com/blogboasdicas!

---

Deixe seu comentário!




(*) campos obrigatórios.