mulher preocupada

Como se acalmar em tempos de infodemia?

Muitas pessoas têm se sentido ansiosas ou não conseguido dormir. Com o número de notícias vindas de diferentes fontes (jornais, grupos de whatsapp, instagram, amigos etc), a nossa mente tem ficado acelerada. O termo que o ministro da saúde usou para ressaltar o volume incontrolado de informações, a “infodemia”, ainda é novo, mas é um dos fatores que explica parte da ansiedade que vivemos.

O que é a infodemia?

Como disse o chanceler italiano, Luigi Di Maio, em uma de suas entrevistas, “a infodemia é uma epidemia de informações falsas” e prejudica não só a economia, mas nos traz um sentimento de não saber o que fazer com tanta informação.

Por ser algo muito fácil de se propagar,  precisamos estar muito atentos. Lendo bastante sobre o assunto e sobre síndrome do burnout, separei algumas sugestões para aliviar a tensão ao longo da quarentena.

Ansiedade em tempos de quarentena

Comece o dia bem: evite pegar no celular e já ir consumindo notícias. Dê um tempo para o corpo acordar e pensar em coisas mais leves.

Busque canais de informação confiáveis

Analise sempre quem está passando aquela mensagem, se é um médico confiável ou se está vindo de algum instituto de pesquisa. Escolha somente um jornal, um grupo, uma revista. Mas, não veja o tempo todo. Veja em determinadas horas do dia para evitar o sentimento de não saber o que fazer com todas essas informações. Meus escolhidos:

Faça exercícios físicos

É comprovado cientificamente que o exercício físico quebra os ciclos de estresse e ajuda na saúde mental. Algumas academias, como a Smart Fit, liberaram aulas nos seus portais para o público, além dos alunos. Escolha a sua favorita, seja mais leve ou mais intensa, e separe meia hora do dia para treinar. Confira alguns sites:

mulher amazon prime

Outros tipos de conteúdo

Consuma outros tipos de conteúdo do seu interesse que te façam sentir melhor. Eu, por exemplo, adoro ver receitas. Então, estou dando um momento de pausa vendo as receitas que gosto. Mas pode ser filmes, séries, etc. Nesse momento, melhor evitar qualquer temática relativa a doenças ou assuntos que lembrem a situação atual.

Medite

A meditação tem vários benefícios comprovados, e há vários canais no youtube e apps relacionados a essa prática que oferecem aulas gratuitas. O mesmo vale para orações ou outras práticas que ajudam a relaxar a mente e o espírito. Algumas dicas para a meditação:

Leia bons livros

A leitura é uma forma de acalmar a mente e nos transportar para um outra realidade. Ela nos faz companhia e é uma ótima aliada no ficar em casa. Aproveite esse período para ler aquele livro que estava parado na estante esperando a oportunidade. Alguns que indicamos:

Aplicativos 

Use aplicativos que bloqueiam a tela do celular a partir de determinada hora da noite. Para quem tem insônia, isso ajuda muito. Se o modelo do seu celular é Iphone, no próprio dispositivo é possível fazer isso: basta entrar em Ajustes > Tempo de Uso > Limites de Apps e escolher um horário limite para os apps que mais usa. Alguns outros aplicativos que ajudam na concentração e também nesse aspecto:

mulher escutando música com fone de ouvido

Escute músicas que trazem tranquilidade

Nesse período, a música pode te deixar mais tranquilo! Diversos estudo indicam que o estresse fragiliza nosso sistema imune. Por isso, dê prioridade para músicas que passam um estado mais harmônico. Uma das playlists que mais gosto para ficar tranquilo:

Por fim, se concentre em fazer no que está ao seu alcance. No fim das contas, é o que todos podemos fazer. Conscientize quem puder, faça sua parte e cuide das pessoas que você ama. Se você gostou das nossas dicas, não deixe a oportunidade passar e indique para um(a) amigo(a) que está precisando de força nesse momento. Caso você tenha sintomas persistentes ou agudos (como angústia incontrolável ou falta de ar), procure ajuda e direcionamento psicológico.

Até o próximo post!

Jornalista por formação e publicitária por profissão. Gosto de músicas, coisas asiáticas, gastronomia, beleza e comportamento. Passo as horas de folga atualizando as inscrições do youtube ou cozinhando guloseimas.
Post criado 378

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo