Não sei quanto a vocês, mas limpar os pincéis de maquiagem era algo que nunca tinha passado pela minha cabeça, até eu ler sobre isso em uma revista (há uns oito meses, #quevergonha!).
Além de tirar todos os resíduos de maquiagem, que, em excesso, podem até alterar a cor e o efeito da make, a higienização dos pincéis é importante para evitar a proliferação de fungos e bactérias, que podem até causar problemas à saúde da sua pele, e para conservá-los por muito tempo.
Para não danificar as cerdas, temos que utilizar um shampoo ou sabonete líquido e neutro. A minha dica é o shampoo Johnson’s baby.
Não se preocupe, o processo de limpeza é bem simples e sem nenhum segredo. Então, vamos lá!
1 – Segure o pincel com as cerdas para baixo e molhe-as levemente em água corrente. Tome muito cuidado para não molhar o cabo, pois a água pode estragá-lo e danificar a cola que prende as cerdas, fazendo com que elas caiam.
2 – Coloque uma pequena quantidade do shampoo ou sabonete na palma da mão e esfregue as cerdas fazendo movimentos circulares e suaves.
3 – Enxágue as cerdas em água corrente (lembre-se de ter cuidado para não molhar o cabo).
4 – Para retirar o excesso de água, aperte as cerdas suavemente.
5 – Modele as cerdas com os dedos. Tente deixá-las em seu formato original, e em seguida, coloque o pincel deitado em cima de folhas de papel-toalha para secar. Se possível, prefira deixar o pincel na borda de uma mesa ou pia, colocando as cerdas para fora.
O período de secagem dos pincéis pode durar de 24 a 48 horas. Antes de guardá-los, confira se estão realmente secos.
Dependendo da frequência de uso e do tipo de maquiagem aplicada nos pincéis, eles devem ser lavados semanalmente ou quinzenalmente.
Aprendeu? Então, a partir de agora, procure manter seus pincéis sempre bem limpinhos!
Beijos e até o próximo post do #BoasDica. Ah! Não se esqueça de acompanhar nossa página: Facebook.com/BoasDica!
Lavo meus pincéis assim já faz um bom tempo, é bem prático =D