Como organizar um noivado em casa gastando pouco?

Como organizar um noivado em casa (gastando pouco)?

Ser noiva em 2021 trouxe alguns desafios, entre eles, só poder comemorar o noivado com a família após todo mundo estar vacinado. Para finalmente celebrar esse momento, resolvemos fazer uma festa simples de noivado, no qual toda a decoração ficou por nossa conta. Mas nem por isso menos caprichado!

Neste post, trago algumas dicas de como fazer sua festa de noivado em casa gastando pouco e com a decoração no seu estilo!

1. A quantidade de pessoas importa

Ao planejar qualquer festa e evento, a quantidade de pessoas vai influenciar diretamente no valor do mesmo. Para um orçamento mais enxuto, a quantidade de convidados deve ser reduzida. Assim, você consegue equilibrar qualidade e quantidade.

2. Tenha um orçamento definido

Antes de iniciar os preparativos, saiba uma média de quanto pode investir. Defina um valor total e, depois, pesquise os preços do que precisa comprar. Assim, você sabe quanto pode gastar em cada ponto da festa.
Baixe aqui um modelo de orçamento para planejar o seu noivado em casa.

3. As coisas mais importantes primeiro

Claro que a gente quer uma festa toda decorada e linda – mas a decoração geralmente tem um custo considerável. Por isso, ao fazer seu orçamento, reserve a parte maior para o mais relevante, como o jantar, almoço ou bolo e salgadinhos. Bebidas alcoólicas também costumam ser mais cara, por isso, é bom avaliar a disponibilidade.

4. Defina um padrão visual para a decoração

Você pode iniciar definindo tema ou cores para a sua festa, como, por exemplo: rústico com cores de madeira, rosa, verde e branco; tema que usei para a minha decoração. A partir desse norte, todos os demais itens para a mesa, para as flores, para a louça e até para o mural de fotos foram pensados.

5. Procure bem os fornecedores!

Esse é um passo fundamental para quem tem um orçamento pequeno. Por exemplo: eu queria usar flores naturais na decoração da mesa, o que costuma ser bem caro. A princípio, pensei em arranjos de flores secas, mas por estar “na moda”, os preços passavam muito do orçamento que estipulei. As floriculturas, por sua vez, ofereciam opções já montadas que também seriam mais caras. Por fim, optei por comprar os maços de flores em jardins com estufa, o que barateou cerca de 70% do custo das flores, possibilitando que eu usasse as flores naturais. O ponto “negativo” foi que eu tive que preparar os arranjos – mas em nenhum momento achei que isso foi ruim.

6. Prepare a decoração dias antes

Essa também é uma excelente dica! Como montei tudo referente à decoração sozinha, foi um ponto mega cansativo. Iniciei um dia antes, mas ainda assim pequenas coisas se acumulam e te deixam cansada. A melhor opção é preparar tudo com bastante antecedência, mesmo que envolva deixar uma parede decorada ao longo da semana, ou uma mesa montada alguns dias antes. Pedir ajuda é fundamental!

7. Comidas por delivery e bebidas previamente congeladas

Já sabendo que o dia do evento seria corrido, optei por pedir as comidinhas entregues por delivery – isso fez toda a diferença! O preço pode aumentar um tanto no orçamento, mas lembre-se de que o seu tempo também é dinheiro (e disposição!). Quanto às bebidas, se tiver um freezer, coloque-as para gelar um dia antes. Caso não disponha, opte por um isopor grande com bastante sacos de gelo, suficiente para cobrir os itens. Se bem vedado, ele mantém as bebidas bem geladas por dois dias. E você ainda pode deixar um saco fechado com gelo próprio para consumo no dia da festa.

8. Aproveite seu dia e peça outra pessoa para registrar a festa

Em tempos de redes sociais, tendemos a querer mais postar do que viver. E, sim, essa é uma forma de compartilhar o momento. Mas, parafraseando a frase de Belchior: “viver é melhor que postar”. Estar realmente presente, sentir as emoções, ver os olhares e participar ativamente da sua festa não tem preço. Por isso, contrate alguém para fotografar (recomendo MUITO!) ou, se não puder, peça um(a) amigo(a) ou parente para fazer pequenos registros ao longo do momento e te enviar tudo depois. Garanto que você vai olhar para eles de uma forma diferente, lembrando realmente como foi cada um deles!

Se você gostou desse post e acha que ele pode ajudar outras noivinhas ou noivinhos, envia para eles. ? Aproveita e me segue no instagram @blogboasdicas para ver outros conteúdos como esse! Um beijo e até o próximo post.

Fotos: Sabrina Albuquerque Retratos

Jornalista por formação e publicitária por profissão. Gosto de músicas, coisas asiáticas, gastronomia, beleza e comportamento. Passo as horas de folga atualizando as inscrições do youtube ou cozinhando guloseimas.
Post criado 310

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo