Como você tem se vestido?

Quão assertiva poderia Taylor Swift ser ao falar de moda com tanto significado num momento tão ríspido de política [aqui no Brasil] e, em seguida, dois ex-presidentes (considerando que já temos o resultado das eleições) usem de forma clara uma vestimenta com propósitos e mensagens. Enquanto Dilma Rousseff trouxe novamente seu vestido vermelho para o palco, Bolsonaro “sai do salto” e passa uma imagem de humilde, um simples batalhador.

Então, nos fins de semana, ela não se veste para amigos. Recentemente, ela tem se vestido por vingança.

Taylor Swift, Midnights

Nada é passado despercebido nessas escolhas e é sobre isso que quero conversar!

Imagem: Reprodução

A moda é um movimento cultural, social e muito político

Se resgatarmos os diferentes desfiles nas semanas de moda, as próprias marcas e também as coleções dos estilistas, vimos que cada um é pensado para simbolizar algo que reflete o social. Seja uma coleção que fala de atualidade – temos aí o exemplo da Balenciaga causando lançamento após lançamento com críticas sociais ferrenhas – ou do passado – como a volta de tantos itens que marcaram gerações – como as calças baixas muito presentes nos anos 2000.

A questão é: o quanto realmente observamos e usamos isso no nosso look do dia?

Pensa só: todo dia, ao sair de casa, você precisa escolher uma roupa para ir trabalhar. Ouvi muitas pessoas dizendo que ia vestir vermelho após as eleições – com o objetivo de reafirmar sua escolha perante as demais pessoas. Mas e nos demais dias? O que estamos sinalizando para os demais?

Seria uma roupa confortável e neutra porque estou morrendo de cólica e quero passar despercebida? Seria uma vibe mulher de negócios, tudo alinhado e engomado para mostrar que damos conta das demandas com poder? Tudo passa uma mensagem, mesmo que você não queira fazer isso propositalmente.

Ninguém precisa ser refém do look do dia, mas podemos criar

Não tenho o objetivo, com esse post, de fazer você ser refém do look do dia e pensar criteriosamente em cada peça de roupa ao usar. Isso, normalmente, ocorre com pessoas públicas que a cada aparição terão diversos comentários pipocando na web. Mas para nós, vida cotidiana, é possível refletir um pouco mais a respeito – e, inclusive, recriar com as mesmas peças, passando significados diferentes.

Deu pra entender?

Lembrando que isso também vale para toda a sua imagem de forma geral e não somente para as roupas. Como eu sempre digo, estilo é uma questão de postura. Como eu me coloco e seguro meu estilo fala mais do que a roupa e a maquiagem que estamos usando. 

Depois desse post, espero que você pense melhor a cada look do dia que for usar. E lembre-se de que o que vestimos sempre passa uma mensagem. Você pode escolher o que quer transmitir com isso, todos os dias!

Jornalista por formação e publicitária por profissão. Gosto de músicas, coisas asiáticas, gastronomia, beleza e comportamento. Passo as horas de folga atualizando as inscrições do youtube ou cozinhando guloseimas.
Post criado 378

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo