Confira o novo single do duo Leves Passos, formado por Ayla Lemos e Felipe Couto

Uma canção que revela a jornada de um indivíduo em busca de sua própria libertação! É assim que o duo Leves Passos, formado pelos musicistas Ayla Lemos e Felipe Couto, define “Impulso que Resta”, novo single, lançado dia 28 de julho, no Youtube e nas principais plataformas digitais. Trata-se de uma Música que aborda a sensação de perda, do vazio deixado pela ausência, mas que também manifesta, através de seus versos e melodias, determinação e vontade de resistir.

A composição de “Impulso que Resta” teve início quando Felipe Couto compartilhou com Ayla Lemos parte da letra e algumas melodias do violão. A partir desse ponto, a dupla trabalhou em conjunto para dar forma à composição. A ideia principal era que ambos cantassem, permitindo que cada um tivesse momentos de destaque individual ao longo da música, enquanto em outros momentos, suas vozes se unissem em harmonia. No entanto, durante o processo de gravação em estúdio, surgiu uma inspiração para enriquecer ainda mais a faixa.

“Foi então que eu e Felipe decidimos convidar a talentosa instrumentista Clarisse Aires para gravar uma performance de flauta transversal na parte instrumental da música, onde as vozes estavam apenas vocalizando”, destaca Ayla.

Conforme explica Felipe Couto, a música se fundamenta em um riff de violão, acompanhado por uma bateria eletrônica (drum machine) e um sintetizador, que assume a responsabilidade de criar uma linha de baixo pulsante. Esses elementos formam a base sólida da composição. Com o alicerce estabelecido, o processo criativo seguiu adiante com a adição estratégica de guitarras, que trouxeram contrapontos e texturas enriquecedoras à melodia. Para aprofundar ainda mais a atmosfera sonora, sintetizadores, flauta e efeitos foram adicionados.

“O resultado é uma música pulsante, construída em formato de loop, onde parte da letra é reforçada de forma contínua, permitindo que a mensagem seja assimilada e destacada. Apesar de deixar margem para a interpretação do ouvinte”, pontua Felipe.

O single “Impulso que resta” antecede o lançamento do primeiro álbum do duo, “Jamais Visto” que vai ser lançado no dia 18 de agosto de 2023, pela Mercúrio Música.

Sobre o projeto

Formada em 2019, Leves Passos é o encontro de dois compositores e um lugar onde suas pesquisas musicais se unem à vontade de criar. A musicalidade da dupla permeia entre a música eletrônica e a canção, o que permite aos artistas explorarem sonoridades ímpares e ampliarem caminhos em seus fazeres artísticos. A primeira apresentação foi no ano de 2019, no festival de Vídeo Mapping Abstrata, que contou com a participação do artista multimídia Dimitri Lomonaco nas projeções.

O grupo pausou as atividades presenciais no início de 2020 devido às consequências da pandemia de Sars-Covid-19. Nesse período, dedicaram-se a compor e a produzir suas canções adaptadas aos formatos do isolamento social, a partir de encontros semanais via videochamadas. Somente em 2021, com a reabertura de algumas atividades comerciais, que os artistas finalmente retomaram os encontros para gravação em estúdio.

Em 2022 a dupla fez o seu primeiro lançamento, “Atrás dos Olhos”, em formato de single. Realizaram diversos shows, entre eles, Mercúrio Apresenta Máquinas e Leves Passos, no jegue.s, Festival Elos, V Festival da Juventude de Fortaleza, conquistando o 3º lugar. Nessa temporada de shows, contaram com a participação da artista visual Amorfas (Stylist e Projeções) e Apenas.li (Maquiagem).

Em 2023, realizaram um show no Pé Sujo, Ateliê Sonoro e no Cinema do Dragão do Mar, ambos com a participação da Amorfas, nas projeções. Logo depois, embarcaram na sua primeira turnê fora do estado, realizando três shows, um no Rio de Janeiro (Agyto Lapa) e dois em São Paulo (Nave Mídia Ninja e Centro Cultural Vila Formosa), como parte do projeto de circulação das três bandas que ganharam o V Festival da Juventude de Fortaleza.

Ficha Técnica – Impulso que Resta
Composição e produção: Felipe Couto e Ayla Lemos
Coprodução: Regis Damasceno
Arranjo: Felipe Couto
Gravação e Mixagem: Felipe Couto no estúdio Lisa, em Fortaleza – CE
Masterização: Fernando Sanches no estúdio El Rocha, em São Paulo – SP
Participação: Clarisse Aires – Flauta
Capa e visualizer: _Amorfas
Selo: Mercúrio Música

SERVIÇO

Leves Passos – Lançamento do single “Impulso que Resta”
Onde: https://www.youtube.com/watch?v=S8mWemFCya4

Jornalista por formação e publicitária por profissão. Gosto de músicas, coisas asiáticas, gastronomia, beleza e comportamento. Passo as horas de folga atualizando as inscrições do youtube ou cozinhando guloseimas.
Post criado 427

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo