Emanuella Maria em: mulheres inspiradoras -

Emanuella Maria em: mulheres inspiradoras

Tive a oportunidade de conhecer a Manu – minha xará – pelo seu trabalho via internet. Acompanho o blog dela há bastante tempo, quando ainda era só um espaço para compartilhar sua vida nos Estados Unidos. Tempos depois, ele virou um espaço profissional, no qual ela compartilha seus projetos, seus lançamentos e posts inspiradores.

A Manu saiu do Brasil (aqui mesmo de Fortaleza!), construiu carreira em outro país e conseguiu seu grande trunfo: ter uma vida do jeito que sempre sonhou. Ela é mestre em Relações Internacionais pela Georgetown University, Master Coach pela escola americana Accomplishment Coaching. Formada em jornalismo, escreve para seu blog Ambiente Vistoriado e para o Huffington Post Brasil. Vamos à entrevista?

manu-entrevista-coach-boas-dicas

Como você se descobriu uma nômade digital?

Em 2009, quando estava fazendo mestrado aqui nos Estados Unidos, criei o meu blog Ambiente Vistoriado pra dividir um pouco da minha vida fora do país. Logo começaram a surgir oportunidades de parcerias e comecei a fazer do blog uma oportunidade extra de renda.

Mas eu tornei uma nômade digital definitivamente quando virei Coach de Autoestima e passei atender mulheres online no mundo todo.

Citação da Manu

Estar fora do Brasil ajudou você a seguir por esse caminho?

Acho que entender meus valores e o que era importante pra mim me ajudou bastante na tomada das minhas decisões. Sempre fui movida pelo desafio e pela liberdade e acredito que se estivesse no Brasil tinha encontrado outra maneira de viver esses valores.

Qual a maior mudança na sua vida que seu trabalho com a internet te proporcionou?

Hoje, tenho muito mais tempo para mim e para os meus projetos pessoais. Desenvolvi uma rotina de bem estar, além de ter muita flexibilidade de horário. Acho que ter tempo pra você é algo que não tem preço. Me sinto muito mais leve e consigo dar pausas no meio da semana se preciso recarregar.  Por outro lado, hoje meu horário é 7 dias na semana. Como sou dona do meu próprio negócio, às vezes, preciso trabalhar no sábado e domingo, mas não encaro isso como um problema. Pois o computador pode ser levado pra todo canto. 😉

Qual foi a maior lição que você tirou trabalhando somente com internet?

Que é importante saber a diferença de se ocupar e produzir.  Cada pessoa tem um ritmo diferente, mas a chave para o sucesso quando se trabalha de casa é saber se organizar e aprender a produzir bem. Pois produzir é fazer aquilo que te leva na direção dos seus sonhos.  Também acredito que precisamos ser flexíveis e encontrar tempo para recarregar as nossas energias no dia a dia. Por exemplo, na minha rotina diária eu sempre deixo espaço para cuidar de mim, faço meditação, vou à academia e faço pausas durante o dia.

Você acha que é preciso algum tipo de talento para seguir a carreira de nômade digital? E precisa viajar muito?

Pra seguir na carreira de nômade você precisa ter algum tipo de especialidade ou conhecimento para poder vender seu serviço ou trabalho. No meu caso eu sou coach, então, trabalho atendendo clientes individuais, grupos de coaching online e também com produtos digitais. Já abri turmas de um curso online com uma parceira que mora em São Paulo.

Mas já vi nômades digitais que eram fotógrafos, jornalistas, empreendedores digitais, tradutores, designers, entre outras áreas. É muito amplo o mercado. Se você quer morar fora do país ou ter uma experiência internacional é essencial falar inglês. Acho que viajar muito ou não, vai acontecer de acordo com estilo de vida que você quer ter.

No seu trabalho, você deixa claro que visa o empoderamento feminino. Quais são as consequências que você vê em ser mulher e trabalhar por conta própria pela Internet? Isso já te trouxe mais sucesso ou mais desafios?

Acredito que quando você trabalha por conta própria acaba se tornando uma pessoa mais resiliente. Aumenta a capacidade  de ultrapassar limites e tirar de dentro de si a força para superar obstáculos. Sempre vai haver altos e baixos, mas é preciso ter dentro de si a clareza para onde está indo.

Trabalhando de casa e por conta própria é desafiador todos os dias, mas não significa que seja algo negativo. Pelo contrário, os desafios nos ajudam a crescer e a nos autoconhecer.

 manu-entrevista-coachAcompanhe a Manu pelo seu blog: www.ambientevistoriado.com ou pelas redes sociais:
Snap: SnapEmanuella
IG: instagram.com/emanuellamaria
FB: fb.com/AmbienteVistoriado

Um grande beijo e até a próxima entrevista! 🙂

Avatar
Jornalista por formação e publicitária por profissão. Gosto de músicas, coisas asiáticas, gastronomia, beleza e comportamento. Passo as horas de folga atualizando as inscrições do youtube ou cozinhando guloseimas.
Post criado 273

2 comentários em “Emanuella Maria em: mulheres inspiradoras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo