Panelas: o que ter na cozinha? -

Panelas: o que ter na cozinha?

Blog-Boas-Dicas-In-the-Kitchen

Hoje, eu vou falar sobre algumas panelas que eu acho essencial para se ter na cozinha. Quem deu essa ideia de post foi uma amiga que está perto de casar e quis algumas dicas para montar o “kit básico” dela. Mas, desde já, digo que não sou expert e nem culinarista. São apenas algumas dicas se uma simpatizante da gastronomia! ?

icone-panela  Panelas de fogão

Bom, aqui acho que é onde você vá ter mais variedade. O ideal é um conjunto que satisfaça as principais necessidades. Ao meu ver, são elas:

1. Uma panela grande

Essa serve para muita coisa: carnes (pra não deixar seu fogão todo sujo), sopas, cozidos, risotos ou quando você for receber seus amigos e precisar fazer uma quantidade um pouco maior.

2. Uma média

Essa é aquela quebra-galho pra tudo: arroz, feijão, massas, molhos em porções para duas pessoas e a maioria das comidas comuns.

3. Uma pequena

Essa é para aqueles dias preguiçosos, nos quais você vai esquentar algo só para você e não precisa sujar um panelão, sabe? Ou para fazer porções mais comedidas: como um purê de batatas, um molho para carnes – ou mesmo um creme para sobremesa.

Panelas-Medias-Grandes-Blog-Boas-Dicas

4. Uma frigideira média e alta

Eu gosto desse tipo de frigideira porque elas são boas para fazer molhos com recheio para massas (tipo Spoleto, sabe, com 4 ou 8 ingredientes, rs?). E, vamos combinar, massa é a coisa mais prática do mundo, especialmente numa casa com duas pessoas, certo? 😉 Você cozinha a massa numa panela, faz o molho dessa, depois so joga a massa dentro e voilà!

5. Uma frigideira pequena

Essa é para coisas bem básicas, tipo um ovinho mexido, omelete, um pão assado ou coisas afins!

Frigideiras-Blog-Boas-Dicas

6. Uma chaleira

Essa é autoexplicativa, né? 😛

7. Uma leiteira

Se você não curtir a chaleira ou quiser economizar, pode ferver a água na leiteira também! Hahaha, mas é bom ter as duas ao mesmo tempo pra agilizar, vai? 😉

Chaleira-Leiteira-Blog-Boas-Dicas
icone-panela  Para o forno

Aqui é para quem gosta de bolos, que nem eu! =D Uma forma de furo é ótima para fazer bolos moles e fofos, perfeitos para animar uma tarde de domingo com um bom café.

E, se quiser ir mais além, pode ter uma forma redonda rasa, para biscoitinhos e pizzas (pode ser aquelas de supermercado, no dia da preguiça mesmo)! Essa serve para assar uma carne e batatas. Mas se você quiser fazer uma torta de limão ou uma quiche, a dica é investir numa um pouco mais alta. 🙂

Blog-Boas-Dicas-Formas-Cozinha

icone-panela   Tipos de panela

Pra finalizar esse post bem grande, queria dizer que existem vários tipos de panela – como aço inox, alumínio, teflon, entre outras. Para forno, eu prefiro as formas de alumínio, porque elas não esquentam tanto e, consequentemente, queimam menos. Já as de fogão, depende do custo benefício, mas eu particularmente prefiro as antiaderentes pois são mais fáceis de limpar e precisam de menos óleo na hora do cozimento. Nas frigideiras, uma dica é aquelas que  possuem o centro vermelho (o Thermo-Spot), porque você vai saber o momento certo de começar a preparar o alimento.

Então, é isso! Espero que tenham gostado! 🙂 O próximo post é sobre os meus canais de culinária favoritos – ótimo também para quem tá começando na cozinha. Até lá! <3

 

 

Avatar
Escritora de coração (mas jornalista de formação) amo tudo relacionada à literatura. Gente normal deixa o dinheiro no banco, o meu fica na livraria. Sonhadora, gosto de cinema, músicas, kpop e vídeos fofos.
Post criado 32

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo