Receitinha: Risotto de Filet ao Vinho Tinto

Sabe aquele fim de semana que você quer receber os amigos e não sabe o que preparar? Pois bem, vou te ensinar uma receita que eu simplesmente adoro e faço sempre, que é super fácil de fazer: um Risotto de Filé ao Vinho Tinto. Vamos lá?

Ingredientes:
250g de arroz arbóreo
300g de filé em cubinhos
1 taça de vinho tinto seco
1 litro de caldo de carne
1 xícara de queijo parmesão ralado
3 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de azeite
1/2 cebola grande picada
3 dentes de alho picados
Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Comece pela carne. Separe um pouco da cebola e do alho e leve ao fogo com uma colher da manteiga. Quando começar a chiar, acrescente o filé aos poucos para selar. Tempere com sal e pimenta a gosto.
#Dica: coloque a carne aos poucos e retire para não encharcar e deixar a carne o mais macia possível.

Enquanto isso, deixe um litro de água fervendo. Quando estiver borbulhando, adicione um caldo de carne até dissolver. Se preferir, você pode fazer o caldo da própria carne com legumes (veja aqui como fazer).

#Dica: como o caldo de carne pronto possui muito sódio, não adicione mais sal. Caso você use um caldo feito em casa, que é mais saudável, dose a quantidade de sal desejada.

Depois que toda a carne estiver selada, começaremos o risotto. Em uma outra panela, adicione o restante da cebola e do alho com uma colher de manteiga e o azeite. Deixe dourar. Depois, acrescente o arroz e misture bem.

Em seguida, despeje a taça de vinho tinto e mexa até evaporar.
#Dica: use um vinho tinto seco, pois o vinho suave tende a ser doce e pode interferir no sabor final do prato.

Neste momento, você já deve acrescentar a carne. Misture tudo. A partir de agora, você deve adicionar o caldo aos poucos e mexer constantemente. Sempre que começar a secar, adicione mais caldo até o arroz ficar al dente.

Quando o arroz estiver no ponto, adicione uma xícara de queijo parmesão ralado e a colher de manteiga restante. Misture até encorpar.

Sirva com o vinho da sua preferência e saboreie assim que tirar do fogo. <3 Este prato deve ser servido logo em seguida do preparo.

Rendimento: 3 porções generosas ou 4 razoáveis.
Ideal para: uma noite romântica. <3

Jornalista por formação e publicitária por profissão. Gosto de músicas, coisas asiáticas, gastronomia, beleza e comportamento. Passo as horas de folga atualizando as inscrições do youtube ou cozinhando guloseimas.
Post criado 422

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo