Texto escrito em 26 de março de 2024.
Como você tem decantado todas as informações que chegam até você nesse nosso presente? Um presente no qual não há tempo para nada. Já ouviu falar em decantação?
A palavra decantação fala de um processo no qual você separa uma substância líquida das impurezas que a permeiam. E, como diz o significado, esse é um processo lento.
Sinto que tem nos faltado tempo de decantar muitas coisas: desde as informações que vemos a toda velocidade e a todo momento nas redes sociais e internet de um modo geral – separar qual informação é realmente útil pra gente e qual apenas vai ocupar espaço na nossa mente – a decantar sentimentos e emoções. Inclusive a ansiedade, tão presente hoje em dia. “Não consegui dormir”, “fiquei inquieta demais”, “me deu uma taquicardia”. O que foi tudo isso que eu vivi? Decantar o que me deixou acelerada e nervosa, do que me deixa calma e serena. É, acho que não dá pra fazer isso em 30 segundos.
Hoje é um dia de eclipse e é um excelente dia para observar o que ocorre ao nosso redor, mas também o que ocorre por dentro de nós. Não basta ficar na superfície.
Hoje choveu o dia inteiro, e eu fiquei me lembrando de inúmeros e inúmeros dias de chuva nos quais eu me protegia numa igreja para não tomar aquele banho. Mas, muitas vezes, ainda assim, eu chegava ensopada. Hoje escolhi sair na chuva, depois de um bom tempo tranquila em casa, agradecendo por poder escolher estar protegida e no meu lar. As situações são parecidas, mas são realmente novos anos. Foi uma boa evolução! E levou uns bons anos até tudo “se assentar”, decantar, me separar daquela antiga versão – e me tornar essa nova.
É difícil pensar em desacelerar e dar tempo de compreender as informações que são realmente relevantes pra gente na velocidade na qual estamos atualmente. Mas decantar esse tanto de sujeira que fica na superfície pode nos trazer um interior mais limpo e realmente diferente do todo.
O que você precisa decantar?
Quanto tempo você precisa?
Comece hoje.