18º Festival Mi traz Ceumar, Silvero Pereira, Curumin e Iara Pamella

O Festival Música na Ibiapaba acontece de 22 a 29 de julho com mais de 60 atividades formativas, apresentações musicais entre outras ações. Toda programação é gratuita!

A última semana das férias de julho será de música em Viçosa do Ceará, com a 18ª edição do Festival Mi – Festival Música na Ibiapaba. Consolidado como um dos principais encontros de formação musical para alunos da rede pública estadual, músicos e instrumentistas do Ceará, o festival acontece de 22 a 29 de julho, com uma extensa programação de oficinas, shows, feira, entre outras atividades, tudo com acesso gratuito. A solenidade de abertura será no sábado (22), às 19h, no Patamar da Igreja Matriz

Evento Estruturante da Secult Ceará, o Festival Mi chega à maioridade sendo uma peça fundamental do processo de interiorização de políticas culturais e desenvolvimento da cultura musical do Ceará. Não por acaso, o Mi faz parte da história e da memória dos moradores da Serra de Ibiapaba, uma vez que eles estão, desde a primeira edição, integrados às atividades formativas e demais ações promovidas ao longo desses 18 anos.  

Homenagem a Chico Pio

Assim como nos anos anteriores, o Festival Mi presta uma homenagem a um grande artista da cena local. Nesta edição, o evento vai ser dedicado a Chico Pio, piauiense radicado no Ceará que faleceu em junho de 2023. O “inoxidável”, como era apelidado pelos amigos, foi um dos grandes nomes do Massafeira Livre, movimento cultural brasileiro que se consolidou a partir do evento realizado no Theatro José de Alencar no final da década de 1970, que contou com a participação de mais de 400 artistas. Na quinta-feira (27) será exibido um vídeo-homenagem com depoimentos de artistas, gestores e outras personalidades que fizeram parte do ciclo artístico e de amizade do homenageado.

Como será o 18º Mi

Oficinas – Ao longo de toda a semana, as manhãs e as tardes, a partir de segunda-feira (24), vão ser de aprendizado nas salas de aula, onde mais de 800 alunos vão ter a oportunidade de aprender e trocar ideias e experiências nas mais diversas áreas musicais. São mais de 60 atividades formativas, entre oficinas de instrumentos, práticas de grupo e oficinas optativas

Rodas de Som e Shows – À noite, as lições musicais continuam nos palcos do festival com roda de som de alunos, de professores e shows de artistas convidados. A Praça da Matriz, o Theatro Pedro II e a Feira vão receber a programação; tudo pensado e estruturado para garantir a acessibilidade aos locais e às atividades.

Acessibilidade – “A acessibilidade cultural no festival segue os princípios da acessibilidade transversal, da acessibilidade estética e do ‘nada sobre nós sem nós’. Isso significa que todas as pessoas do festival se envolvem na acessibilidade. Haverá formação para todas e todos os professores sobre acessibilidade atitudinal, e na programação artística buscamos uma acessibilidade estética: recursos como libras são compreendidas como recursos artísticos. Pessoas com deficiência compõem a equipe do festival entre professores, artistas e coordenação. O Festival MI é para todas as pessoas!”, diz Thamyle Vieira, analista de gestão cultural da Secult Ceará e representante da coordenação de Acessibilidade do Mi. 

Patamar da Matriz

No sábado, (22), logo após a solenidade de abertura, o festival recebe duas atrações musicais: a Orquestra Jovem de Sobral e o artista Silvero Pereira com o espetáculo “Silvero interpreta Belchior. No repertório, canções como “A Palo Seco”, “Alucinação”, “Sujeito de Sorte” e “Como Nossos Pais”. 

No domingo (23) à noite, a partir das 19h, tem mais atrações artísticas: Cia. Mamulengo Gratidão, de Tianguá, com o espetáculo “A Peleja do Vaqueiro Benedito contra o Capitão João Redondo e a Cobra Madalen”, Lorena Nunes, com o seu mais recente espetáculo, o infantil “Xirezim”, e Mulher Barbada, com projeto “BÁRBARA!”, resultado do Laboratório de Música do Porto Iracema. 

Também no domingo (23), mais cedo, a partir das 15h, acontece o Encontro de Bandas de Música e Orquestras, uma tradição no festival, realizada pelo Sistema Estadual de Bandas (SEBAM) vinculado à Coordenadoria de Articulação Regional e Participação (COPAR) da Secult-CE. Será um desfile de bandas de música envolvendo cerca de 300 instrumentistas, com a participação de bandas de Viçosa do Ceará, Tianguá, Ibiapina, Carnaubal, Croatá, Icó, Limoeiro do Norte e Sobral. As bandas saem tocando em cortejo de diferentes locais da cidade, culminando o encontro no Patamar da Matriz, tocando juntas, com revezamento dos maestros. Na segunda-feira (24), a SEBAM realiza o X Encontro Estadual de Regentes de Bandas de Música e Orquestras, sob a coordenação da Coordenadoria de Artes e Cidadania Cultural (CODAC) da Secult-CE. É um momento para debater as ações voltadas à organização, mapeamento, formação, circulação e fortalecimento da Rede de Bandas do Ceará. Será das 19h às 22h na Escola Dr. Júlio de Carvalho.

Theatro Pedro II

Na segunda e terça-feira (24 e 25), o Theatro Pedro II será palco, respectivamente, das Rodas de Som de alunos e professores do Mi, a partir das 19h. Trata-se de um movimento espontâneo, que acontece logo nos primeiros dias das atividades formativas, quando os músicos se reúnem, por afinidade de estilos, para ensaiar e se apresentar. 

Na terça e na quarta-feira (25 e 26), às 18h, também no Theatro Pedro II, vão acontecer duas Rodas de Conversa. Na terça-feira (25), será sobre “Acessibilidade Estética e Direito Cultural“, com Thamyle Vieira, a educadora e psicóloga Daina Leyton, consultora em acessibilidade cultural, e Roger Prestes, professor da Universidade Federal do Cariri. Na quarta-feira (26), o tema será “Direito Autoral“, com a consultora em gestão de Direitos Autorais Márcia Xavier, da União Brasileira de Compositores – UBC (Pernambuco), numa realização do Hub Cultural e do Centro Cultural Porto Dragão.  

Palco Feira

Um dos destaque da programação é a Feira de Empreendedorismo do Mi, que acontece de 26 a 29 em parceria com o Sebrae. No local haverá o Palco Feira com diversas atrações de quarta a sábado, a partir das 19h. Na quarta-feira, tem o grupo Dona Zefinha, com o show “Ch@furdo”, o baterista Pantico Rocha, apresentando “A sorte está lançada”, e a banda Berlim Tropical

Na quinta-feira, shows de Alice David, banda Atlos Francine Maria. Na sexta-feira, as atrações são Dramistas e grupo Xoteando (Tianguá/CE), banda Noites & Neblinas (Tianguá/CE) e Edley INC. (Ubajara/CE). E no sábado, Rapper MH, com o show “Flow de Quebrada”, o grupo Os Bardos (Viçosa do Ceará/CE) e Zé do Egito (Massapê/CE). 

Palco Matriz

Na Praça Clóvis Beviláqua estará o Palco Matriz, com shows de quinta a sábado (27 a 29), a partir das 19h. Na quinta-feira, sobem ao Palco Matriz a banda Dona Zefinha, com o show “Autômato – programado para divertir”, a dupla Marcelo Di Holanda & Mateus Fariasa banda Procurando Kalu (CE) e o encontro de Curumin (SP) com Saulo Duarte (PA), intitulado FU-MANTWO. Na sexta-feira, a programação no Palco Matriz começa com apresentação de resultado das oficinas, com alunos em Grupos de Choro de Pop Rock. Na sequência, shows de Zéis (CE), Rafael Martini (MG), professor da Oficina de Piano Popular no Mi, Afrokaooos (CE) Pedra Rara Raiz (CE). E na noite de encerramento da 18ª edição do Festival Mi apresentam-se alunos das oficinas em grupos de Música Regional e MPB, seguindo com apresentação de Luis Otávio (RJ), professor da Oficina de Produção Musical a partir do Piano, show da cantora Ceumar (MG) em voz e violão e, para fechar, Iara Pamella e Valéria Cavalcanti

Apresentações de Oficinas no Patronato 

No sábado (29), além dos grupos das oficinas, que vão tocar à noite no Palco Matriz, pela manhã e à tarde outros grupos vão se apresentar no Patronato Tenente Angelo de Siqueira Passos. A partir das 9h, os alunos das oficinas de Flauta Doce, Camerata de Violões, Orquestra de Cordas, Coral das Crianças e Coral Mi se apresentam na Capela Nossa Senhora das Graças. No período da tarde, às 16h30, no Pátio do Patronato, é a vez dos participantes da Orquestra Sinfônica e Banda Sinfônica mostrarem o que aprenderam durante a atividade formativa. 

Feira de Empreendedorismo do Mi

Outro destaque da programação é a Feira de Empreendedorismo do Mi, que acontece de 26 a 29 em parceria com o Sebrae. Com mais de 30 estantes, o espaço conta com exposição de produtos típicos, como mel, café, cachaça, flores e orgânicos. Um dos estandes que os visitantes vão ter a oportunidade de conferir é o do Mercado Alimenta CE, Equipamento da Secult-CE gerido pelo Instituto Mirante, que surgiu com o objetivo de promover a gastronomia e a cultura alimentar por meio da integração de políticas públicas que fomentem a educação, o desenvolvimento socioeconômico e a salvaguarda do patrimônio cultural cearense, além de ser referência na promoção, difusão, fomento e desenvolvimento da gastronomia e cultura alimentar. No estande do Mercado Alimenta CE haverá rodas de conversas com merendeiras da região.

Feira Regional de Economia Popular Solidária

18ª edição do Festival Mi também traz espaço para encontros e trocas de ideias e experiências sobre os mais diferentes temas. A Cáritas Diocesana, instituição ligada à Igreja Católica que atua em iniciativas de Projetos Alternativos Comunitários (PACs), realizará, de quinta a sábado (27 a 29), das 8h às 12h, no Sindicato dos Trabalhadores, atividades sobre Cultura Alimentar, numa parceria da Cáritas Diocesana de Tianguá com a Prefeitura Municipal de Viçosa. Na quinta-feira (27), acontece a oficina “Economia Popular Solidária e Sustentabilidade Econômica”, conduzida por José Santiago, assessor da Cáritas Brasileira – Regional Ceará. Na sequência, haverá apresentação de experiências de agricultoras familiares de Viçosa do Ceará e reunião do Fórum dos Assentados da Região da Ibiapaba. Na sexta (28), será a Roda de Conversa “Intercâmbio de Sementes Crioulas”, com Chico Antônio, Voluntário da Cáritas Diocesana de Tianguá. E no sábado (29), a oficina “Produção, Comercialização e Consumo Consciente”, ministrada pelo Prof. Flávio Crespo, do Instituto Federal do Piauí – IFPI). Na Feira Mi, a Cáritas estará presente com um estande para a comercialização de produtos.

Na sexta-feira, também das 8h às 12h no Sindicato dos Trabalhadores, o Consórcio de Resíduos Sólidos da Ibiapaba e Prefeitura Municipal de Viçosa realizam a oficina “Importância da Coleta Seletiva e como organizar nas comunidades”, conduzida por Helton Lopes, superintendente do Consórcio de Resíduos Sólidos da Ibiapaba. 

Tour Afetivo em Viçosa do Ceará

E aproveitando o cenário cheio de belezas materiais e imateriais de Viçosa do Ceará, a Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente do município realiza, em parceria com o Festival Mi, o roteiro turístico-cultural “Memórias e Percursos Sentimentais”, no Centro Histórico de Viçosa. Será no sábado, das 9h às 12h. O ponto de encontro para a saída do roteiro turístico será a Igreja Matriz. 

O 18º Festival Mi – Música na Ibiapaba é realizado pelo Governo do Estado do Ceará e Secretaria da Cultura, por meio do Centro Cultural Porto Dragão e Hub Cultural do Ceará, geridos em parceria com o Instituto Dragão do Mar. Tem parceria com a Secretaria da Educação, a Prefeitura de Viçosa do Ceará, o Sebrae Ceará e o Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc-CE).

Programação: https://bit.ly/3Q2z973 

SERVIÇO

18º Festival Mi – Festival Música na Ibiapaba – De 22 a 29 de julho de 2023 em Viçosa do Ceará. Site: https://festivalmi.com.br/. Instagram: @festivalibiapaba. Oficinas para inscritos. Programação artística gratuita.

ENDEREÇOS

Palco Matriz: Praça Clóvis Beviláqua – Centro
Theatro Pedro II: Av. Lamartine Nogueira – Centro
Feira Mi: Rua Valdevino de Alencar – Centro (ao lado do Theatro Pedro II)
Patronato Tenente Angelo de Siqueira Passos: Rua Francisco Caldas da Silveira, 180 – Centro 
Escola Dr. Júlio De Carvalho: Rua José Joaquim de Carvalho, 496 – CentroSindicato dos Trabalhadores: Rua Lamartine Nogueira, 393 – Centro

Jornalista por formação e publicitária por profissão. Gosto de músicas, coisas asiáticas, gastronomia, beleza e comportamento. Passo as horas de folga atualizando as inscrições do youtube ou cozinhando guloseimas.
Post criado 425

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo