Black Friday à vista, e surgem ofertas que mexem com sua vida paz interior. Especialmente se você acompanha um certo item há um bom tempo e sabe que, realmente, não está pela metade do dobro. Hoje, dou algumas dicas para aproveitar a Black Friday de forma consciente!
• Se planeje para este momento
Assim como devemos fazer ao ir ao supermercado, também funciona para outras compras! Antes de tudo, investigue o que você já tem: makes, roupas ou eletrônicos (e seus periféricos). Caso falte algo ou precise trocar algo, você inclui na listinha e já sabe o que exatamente precisar comprar.
• De posse da listinha, compare os preços.
Você acompanhava algum desses itens antes? Consegue dizer que estava mesmo mais caro? Alguns sites nos ajudam nessa missão, como o Buscapé. Vale olhar também no Mercado Livre e outras lojas concorrentes para garantir o preço mais justo. Se for comprar na loja física, pesquise se comprar online não é mais negócio.
• Item na listinha, preço checado. Próximo passo: quais são as condições?
Até vale arriscar numa blusinha que custa R$20. Mas vale arriscar num eletrônico caro? Pense bem, observe a garantia e busque informações sobre o fornecedor. Especialmente em itens de eletrônicos, como notebooks ou video-games.
• Reveja seu orçamento.
Para esta Black Friday, eu queria: um secador, um frigobar, uma câmera, uma base e um pó. Mas meu orçamento só cabe o secador e a base (e talvez o pó). Então, os outros itens ficam pra outro momento. Nada de se aperrear.
• Quando finalmente decidir: aproveite!
O consumo consciente não é ser pão duro ou deixar de ter o essencial. Comprar algo que você precisa, que realmente vai ser usado, que está num preço bom e que cabe no seu orçamento é uma compra planejada. Isso difere do impulso – que é aquela compra apenas para satisfazer seu ego ou tapar uma falta de outra coisa. Então, se você comprar na black friday, aproveite sua compra e usufrua de verdade.