Pausa para o café: tipos de grãos de café -
Sem categoria

Pausa para o café: tipos de grãos de café

Quem acompanha o Blog Boas Dicas possivelmente compartilha da nossa paixão por um bom café, mostrada na nossa sessão Trilha do Café. Mas talvez você ainda não conheça a diferença que o tipo de grão escolhido faz no sabor, textura e aroma da bebida. Por isso, a partir de agora, vamos bater um papo sobre esse universo que cerca o café, falando sobre grãos, preparo, métodos, entre outros assuntos. Apresento a vocês a nossa nova seção: pausa para o café.

Hoje, vamos conversar sobre dois tipos de grãos usados na produção de café e suas especialidades. São eles: Arábica (Coffea arabica) e Robusta (Coffea canephora). Há quem diga que os “melhores” cafés são do tipo Arábica, pois possuem aroma e doçura intensos com muitas variações de acidez, corpo e sabor. Os cafés especiais, do tipo gourmet são 100% Arábica e possuem 50% menos cafeína que o Robusta. Falando nele, o Robusta contém em média cerca de 2,5% de cafeína. E muitos o preferem por ter corpo e gosto característico e distinto após a torra do grão, com um persistente traço achocolatado.

Para o grão arábica, temos algumas variações: Café Bourbon, Café Kona, Café Catuaí e Café Acaiá, estilos bem diferentes cultivados e apreciados em várias regiões do mundo. Já o Robusta, devido a algumas características, como amargo, pouco adocicado e aromático, boa parte de sua cultura vai para a fabricação de café solúvel ou para misturas junto ao arábica, resultando em um café de menor qualidade e de custo mais acessível.

Independente de qual grão você preferir, ele precisará ser moído antes de virar aquele saboroso cafezinho. É importante moer o café na hora, por que garante mais frescor e aroma preservado. Então o ideal é moer conforme você for consumir.

Mas como moer? Bem, existem muitos tipos de moedores de café e alguns com preços bem acessíveis, tamanhos e design diferenciado de acordo com a sua necessidade. Mas um que especialmente gostei muito é o Moedor de Café Di Grano da marca Cadence, ele é bem simples, mas, pesquisando você pode encontrar muitos outros modelos que sejam do seu estilo.

Mas um belo dia, ganhei um pacote de grãos de café, quero experimentá-los e não tenho moedor em casa. É simples, você pode usar seu liquidificador, mixer ou até um pilão. Colocando em pequenas porções até obter a moagem que você deseja.

Enfim, o melhor café é aquele te deixa com gostinho de quero mais. Seja, coado, moído, feito na máquina, com leite sozinho ou acompanhado. O mais importante é saborear com prazer e sem excessos.

Avatar
Jornalista por formação e publicitária por profissão. Gosto de músicas, coisas asiáticas, gastronomia, beleza e comportamento. Passo as horas de folga atualizando as inscrições do youtube ou cozinhando guloseimas.
Post criado 275

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo