Muitas mulheres passam por inúmeros desafios: seguir sua carreira, ter uma profissão que goste, construir família, ser mãe ou diversos outros caminhos possíveis para nós – todos ao mesmo tempo. Mas, com tantas possibilidades e, especialmente, com as cobranças sociais, ser uma mulher e assumir todos esses papéis nem sempre é fácil.
Este mês, entrevistei mulheres que considero inspiradoras, porque, cada uma a seu jeito, conseguiu escolher o que era melhor pra si e construiu seu sonho, seja a carreira, o amor, a empresa ou todos eles. Enfim, elas construíram seus próprios caminhos.
A primeira delas é a Juliana Praça, com quem tive o privilégio de compartilhar alguns momentos de trabalho e, desde sempre, me inspirou muito. Ela é publicitária e diretora da Mosaico Branding, uma empresa que começou apenas com mulheres e, hoje em dia, já conta com vários talentos e segue crescendo no mercado.
Vejam só o recado que a Ju passou para todas nós. 😉
Como surgiu a ideia de montar a Mosaico?
A Mosaico é um sonho que venho construindo e realizando há 8 anos. Surgiu do desejo de trabalhar com vontade, garra e determinação naquilo que me move, que me realiza, que me faz sentir viva. Acho que a Mosaico veio como uma forma de trabalhar com propósito e sentido!
Como foi trabalhar por tantos anos numa empresa que só tinha mulheres? Vocês já sofreram algum pré-conceito por isso?
Formamos uma grande família, um ambiente leve e de muita união. Temos mulheres bem diferentes na equipe, umas mais objetivas, outras mais tímidas, outras mais sonhadoras. E isso nos torna múltiplas! O pré-conceito, infelizmente, existe sim, e é superado diariamente a cada entrega dos nossos trabalhos.
Na sua opinião, quais são os maiores desafios de uma mulher que quer empreender?
Não vejo muito diferença entre gêneros nesse desafio! O que pega hoje pra mim, como mulher,
são os inúmeros papéis que preciso conciliar.
Você é empreendedora, mãe e esposa (entre outras funções). Como conciliar tantos papéis aos quais as mulheres são submetidas?
A correria é grande, e a sensação de estar sempre em dívida com alguma área é real e precisa ser abraçada, falada e cuidada. Mas, digo uma coisa: só é possível porque não somos nada sozinhas. Eu tenho uma equipe de trabalho maravilhosa, um companheiro massa, um filho lindo e duas mulheres guerreiras que me ajudam em casa e nos cuidados com o Vicente [o filhinho da Ju]. Então, são muitos braços e sonhos juntos, né? Cada um construindo a sua vida e ajudando a vida do outro.
Que recado você daria para outras mulheres que também querem ter mais empoderamento?
Procure se conhecer e descobrir o que te empodera! Se ficar em casa, te empodera, vá em frente! Empoderamento não é sinônimo de trabalho ou sucesso profissional. É a força que vem de dentro!
Acompanhe o Boas Dicas nas redes sociais: @blogboasdicas | fb.com/blogboasdicas
Conheça melhor o trabalho da Mosaico Branding:
www.mosaicobranding.com.br
@mosaicobranding