Leitura do mês: Ikigai, o segredo dos japoneses #resenha

> Leitura do Mês | Novembro
Ikigai – Os segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz
Autores: Héctor García e Francesc Miralles
Editora Intríseca

Sobre o livro

Não é segredo pra ninguém que eu tenho um crush na cultura japonesa. E não demorou muito pra todo mundo que visse esse livro me mandasse uma mensagem dizendo que achou a minha cara. Aproveitei uma promo na Livraria Cultura aqui da cidade e trouxe pra casa.

O livro é uma pesquisa feita pelos autores espanhóis Héctor García e Francesc Miralles na cidade de Okinawa (Japão) e outro povoados a respeito da longevidade. O ponto principal do livro é sobre como achar seu Ikigai, que traduzido pode ser o “sentido da vida”.

Leitura Fácil e dicas práticas

Além de salientar, de fato, alguns hábitos japoneses, gostei muito da forma que o livro foi escrito. Nem é aquele bla bla bla da autoajuda e nem chegou a ser técnico demais como um artigo científico. O livro mistura narrativa – quando os autores comentam sobre seus dias ao longo da pesquisa e a convivência nos locais de estudo – e dissertação – quando falam sobre teorias e algumas práticas que contribuem para a longevidade.

A praticidade, inclusive, está bem presente no livro, que chega a listar alimentos, ensinar exercícios, tabelar hábitos e outras formas de trazer a longevidade mais perto do dia a dia. Apesar da praticidade, ao longo de todo o livro, também há passagens dos idosos de Okinawa, explicando subjetivamente o que torna a vida deles tão longa e feliz.

Depoimentos e citações

No primeiro terço do livro, a parte “pesquisa” está bem presente. Há diversas páginas com depoimentos e e textos sobre teorias, como a logoterapia e outros estudos. É a parte mais “sacal”, ao meu ver, mas ainda assim interessante do ponto de vista que você está em contato diretamente com o depoimento dos centenários.

Créditos da imagem: annima

Afinal, como viver mais e feliz?

Se eu fosse resumir a leitura e a explicação do ikigai e o que faz você viver mais tempo, estes seriam trechos que mais me chamaram atenção:

1. Dieta

Além do básico que já conhecemos, menos carbs, açúcar e gorduras e mais vergetais e frutas, comer até ficar “quase” saciado é um dos segredos da longa vida – seria até saciar cerca de 80% da sua fome.

2. Movimentação

Mais do que fazer exercícios físicos pesados – crossfit, funcional, corrida – simples levantar mais da cadeira e andar é o suficiente para se manter saudável, desde que seja constante.

3. Estado de Flow

Sabe quando você se concentra numa atividade, e esquece do tempo? Então, este seria o estado de flow (ou fluir). Nosso ikigai está bem perto do que nos faz executar algo com tanta dedicação que simplesmente esquecemos do resto.

4. Espiritualidade

Seja pela meditação, pela oração, pela dança ou pela diversão entre amigos, entrar em contato com seu eu, sua criança interior e se sentir reconfortado e apoiado é uma das chaves para viver mais e feliz.

Apesar da pesquisa ser com centenários – não se engane – este livro é exatamente para os jovens lidarem com este momento de ansiedade em que todos vivemos e se concentrarem no que realmente traz saúde, felicidade e paz para a vida, na visão de quem já viveu muito e segue feliz. É como pedir um conselho para sua avó, e ela lhe ensinar sabiamente sobre o que já passou.

> Onde comprar:

Saraiva
Amazon
Estante Virtual

Jornalista por formação e publicitária por profissão. Gosto de músicas, coisas asiáticas, gastronomia, beleza e comportamento. Passo as horas de folga atualizando as inscrições do youtube ou cozinhando guloseimas.
Post criado 381

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo