Transparência: como saber se uma roupa é sustentável?

Você sai para comprar uns bons looks e quer apostar na sustentabilidade. Portanto, decide fazer melhores escolhas. Mas, como saber se aquela roupa é sustentável? A moda sustentável é mais do que apenas uma tendência. É uma abordagem consciente que busca reduzir o impacto ambiental e promover práticas de trabalho justas. Pensando nisso, reuni algumas dicas práticas para ajudar você a fazer escolhas mais sustentáveis na hora de comprar roupas.

Verifique as etiquetas

Antes de tudo, leia as etiquetas. Elas podem lhe dizer muito sobre a sustentabilidade de uma peça de roupa. Procure por:

  • Certificações: selos como GOTS (Global Organic Textile Standard), Fair Trade e OEKO-TEX®, pois indicam práticas sustentáveis.
  • Composição do tecido: prefira materiais naturais e orgânicos, como algodão orgânico, linho e cânhamo, pois podem durar mais tempo e/ou ter uma produção mais limpa.

Materiais a priorizar em roupa sustentável

Os materiais se criam de forma diferente. Sendo assim, priorize:

  • Fibras recicladas: materiais como poliéster reciclado, pois reduzem a necessidade de petróleo bruto e podem ser reciclados novamente.
  • Fibras biodegradáveis: tecidos como e seda se decompõem naturalmente sem prejudicar o meio ambiente.

Saiba de onde vem cada roupa sustentável

A sustentabilidade também está na origem da roupa. Dessa forma, marcas transparentes sobre onde e como suas roupas são feitas merecem atenção. Busque por empresas que:

  • Divulgam suas fábricas: isso mostra que elas não têm nada a esconder.
  • Apoiam trabalhadores: marcas que garantem condições de trabalho seguras e justas estão investindo em sustentabilidade social.
Aproveite para conhecer marcas que trabalham de forma sustentável aqui.

Avalie a durabilidade

Roupas sustentáveis duram mais tempo. Verifique a qualidade da costura e acabamentos. Peças bem-feitas não só duram mais, como também evitam o desperdício.

Escolher uma roupa sustentável na moda não é apenas bom para o planeta, como também é uma declaração de seus valores. Ao seguir estas dicas, você estará no caminho certo para um guarda-roupa mais verde e ético.

Jornalista por formação e publicitária por profissão. Gosto de músicas, coisas asiáticas, gastronomia, beleza e comportamento. Passo as horas de folga atualizando as inscrições do youtube ou cozinhando guloseimas.
Post criado 425

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo