É isso mesmo que você leu, faz muito sentido comprar na Shein.
Essa semana, muitas varejistas – novas e antigas – pediram recuperação extrajudicial de suas dívidas, mostrando que o varejo nacional passa por situações delicadas. Não é fácil vender com tudo legalizado no Brasil e com uma mão-de-obra justa.
E, talvez, seja por isso que essas outras varejistas/atacadistas tenham ganhado tanta força: falta um pódio justo.
Imagine que quer vender um produto com uma ideia totalmente sustentável, com design exclusivo e uma embalagem linda, feita pelas mãos da sua tia. É muito cuidado, carinho e bom senso envolvidos.
Mas esse produto não é acessível por todos.
R$250 reais num top de linho pintado à mão ou 15 dias (em média) de gasolina no seu carro? R$300 reais na bolsa costurada uma a uma ou carne, frango e ovos para o mês? Tudo tem preço, mas tudo também tem valor.
As pessoas precisam ter poder aquisitivo para comer, transitar, se vestir e ter saúde. E é complicado encaixar tudo isso num orçamento pequeno. Por isso, é compreensível comprar numa loja onde as coisas custam “tão barato”.
Mas é mesmo de valor que estamos falando!
Sempre que se vestir, lembre-se de que existiu uma cadeia produtiva desse item até ele estar na sua casa. Ele vem com história, energias e tem origens.
Eu não acredito que exista uma “má energia” para quem precisa fazer um milagre da multiplicação em casa e ainda se vestir. Mas é possível, aos poucos, ir somando um tico mais de consciência, sempre que possível.
Por fim, deixo algumas dicas de como comprar melhor na Shein/Shoppee e afins:
???????? uma boa maneira de você comprar com consciência e sustentabilidade é pensar no uso a longo prazo da sua peça;
???????? busque vendedores mais confiáveis, que seja possível saber o mínimo da origem da roupa;
???????? opte por tecidos mais duradouros, assim você extende o tempo de uso da peça;
???????? não descarte no lixo a roupa com pouco tempo. Doe, repasse ou deixe num bazar.
???????? dentro da plataforma é possível escolher o tipo de tecido que a peça é feita;
???????? avalie se o custo muito baixo não esconde um tecido de péssima qualidade ou pior, o trabalho desonesto de alguém que precisa muito.
Espero ter te ajudado a refletir sobre o assunto. Só pensar sobre já é um começo!