O que é moda sustentável e porquê usar?

A moda sustentável é um conceito que vem ganhando cada vez mais destaque na indústria fashion. Com foco na preservação ambiental e na responsabilidade social, essa abordagem oferece alternativas para um setor conhecido por seu impacto negativo. Neste artigo, vamos explorar mais detalhes sobre esse conceito, destacando sua importância e os benefícios que ela pode trazer.

Afinal, o que é Moda Sustentável?

Além da simples preocupação com o meio ambiente, ela engloba todo o ciclo de vida de uma peça de roupa, desde o design e a produção até o descarte adequado. Seu objetivo é minimizar os danos ambientais e sociais associados à indústria da moda, promovendo uma abordagem mais ética e responsável.

Imagem: Pexels

Uma das principais características da moda sustentável é o uso de materiais ecológicos e processos de produção responsáveis. Isso envolve o uso de fibras naturais, como algodão orgânico e bambu, que não requerem o uso excessivo de produtos químicos e são biodegradáveis. Além disso, o reaproveitamento de tecidos e a utilização de técnicas de tingimento sustentáveis são práticas comuns nesse tipo de moda.

Consumo consciente e durabilidade

A moda sustentável também promove o consumo consciente, incentivando as pessoas a comprarem menos e a valorizarem mais as peças que possuem. Ou seja, não repetir roupa está completamente fora de cogitação! Em vez de seguir as tendências passageiras da moda, a ideia é investir em roupas duráveis, de qualidade e atemporais, que possam ser usadas por muito tempo. Isso reduz o desperdício e o descarte frequente de roupas, contribuindo para a diminuição do impacto ambiental.

Além do foco ambiental, também há a preocupação com a responsabilidade social. Isso inclui garantir condições de trabalho justas e seguras para os trabalhadores da indústria têxtil, desde os agricultores até os costureiros. O comércio justo e o respeito aos direitos humanos são valores fundamentais nesse contexto.

Imagem: Divulgação

Esse segmento é modinha ou veio para durar?

Esse nicho também está em crescimento e tem gerado oportunidades para empreendedores e consumidores. Segundo relatório da empresa de pesquisa Research And Markets, o crescimento mundial do setor deve passar para $8,2 bilhões de dólares este ano. Ainda segundo o relatório, entre os anos de 2025 e 2030, esse valor pode chegar a US$ 15,2 bilhões.

Por outro lado, os consumidores têm a chance de fazer escolhas mais conscientes, optando por marcas sustentáveis e contribuindo para a transformação desse setor (e do seu consumo e, consequentemente, das suas vidas). Outro ponto positivo, pensando particularmente no bolso do consumidor, é que a moda circular, que envolve o reaproveitamento, a reciclagem e o aluguel de roupas, tem se mostrado uma solução promissora para quem quer novas roupas e não quer gastar tanto com elas.

Com essa abordagem holística, a moda sustentável busca equilibrar a criatividade e a inovação da indústria, sem desrespeitar o meio ambiente. Além disso, valoriza o meio social e cria condições de trabalho justas e um uso com mais responsabilidade. Agora, quero saber: você já faz parte desse novo pensamento? Me responde lá no instagram!

Jornalista por formação e publicitária por profissão. Gosto de músicas, coisas asiáticas, gastronomia, beleza e comportamento. Passo as horas de folga atualizando as inscrições do youtube ou cozinhando guloseimas.
Post criado 422

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo