Como achar o vestido de noiva perfeito?

O vestido de noiva é uma das peças mais importantes do casamento e escolha aguardada pelas noivas no casamento. É o sonho de muitas mulheres encontrar o vestido perfeito para o grande dia, mas nem sempre é fácil saber como começar a busca. Por isso, separei com muito carinho algumas dicas para encontrar o vestido de noiva perfeito.

Foto: Manu Silveira / Fotometrar

Conheça seu próprio estilo

Antes de começar a procurar o vestido perfeito, é importante que você conheça um pouco mais sobre você e do seu estilo – o que você gosta e o que te veste bem. Por exemplo, quando eu fui procurar o meu vestido, eu queria uma pegada minimalista, porque eu sempre tinha em mente algo mais simplista. Mas aí veio uma consideração importante: o estilo da cerimônia.

Sempre tive em mente que queria um vestido simples porque sempre pensei em casar num mini wedding, na luz do dia. Mas acontece que o meu casamento acabou sendo bem maior do que eu esperava, numa festa mais arrojada e durante a noite em boa parte do evento. Por isso, um vestido muito simples ficaria apagado e não combinaria tanto.

Acabei mudando o estilo de vestido que queria para me sentir mais à vontade com o visual da festa (afinal, os noivos são a estrela da ocasião), mas dentro do estilo que mais era confortável para mim.

Algumas perguntas para refletir: você prefere algo mais tradicional ou moderno? Mais clássico ou despojado? Sua festa terá uma pegada mais rústica ou simplista? Saber qual é o seu estilo ajudará a restringir as opções e encontrar o vestido perfeito mais rapidamente.

Pesquise seu vestido de noiva antes de decidir

Faça uma pesquisa inicial online para ver quais estilos você gosta. Se joga no Pinterest com com vontade! Faça uma triagem dos seus modelos preferidos e crie uma pastinha. Nas lojas de vestidos são muitas opções, algumas bem parecidas e isso causa um pouco de confusão se você não tiver referências mais claras.

Foto: Terje Sollie / Pexels

Algumas dicas para pensar:
– você quer um vestido com ou sem mangas?
– prefere um visual mais sensual ou mais clássico?
– que tipo de renda é mais a sua cara? Ou nem curte renda?
– você prefere um modelo princesa ou mais sereia?
– qual vai ser o estilo da sua festa? a escolha combinaria com esse estilo?
– você quer usar véu e grinalda? Pois a peça nem sempre combina.

Visite sites de marcas, lojas de vestidos de noiva e blogs de casamento para ter uma ideia do que está em alta e do que combina com o seu estilo. Uma boa dica também é procurar em perfis de fotógrafos de casamentos e cerimonialistas, eles sempre postam os últimos casamentos e, assim, você tem uma ideia do que as noivas têm usado. Guarde sempre imagens dos seus vestidos favoritos para referência.

Escolha uma loja confiável

Foto: Jonathan Borba / Pexels

Nem sempre o vestido perfeito está na loja perfeita.

Esse foi um grande aprendizado do meu vestido de noiva. Procurei, com a ajuda da minha cerimonialista, em lojas que tinham exatamente o estilo que eu buscava. Mas a verdade é que não gostei de quase nada. E ainda achei um outro problema: os tamanhos disponíveis. Todos muito pequenos, é realmente um mercado onde tamanhos maiores nem sempre têm vez. Por isso, é importante demais pesquisar!

Aqui é importante entender que existem diferentes padrões de vestido de noiva. Os que se chamam “primeiro uso”, normalmente são desenhados para você – e isso, claro, tem um custo a mais, bem mais caro. Mas você não fica com o vestido – você usa a primeira vez, e ele ficará na loja para as demais noivas alugarem.

Existe a opção de ter um vestido que fica com você, no qual a estilista desenha e cria a peça inteiramente para você. Mas assim como dito acima, o investimento também é maior. Tudo depende do seu bolso e do quanto guardar esse vestido representa para você.

Por fim, a opção mais tradicional é alugar um vestido para o dia do seu casamento – que pode ter sido ou não usado anteriormente. Já que as lojas criam coleções a cada estação. Essa é a opção mais acessível para quem busca algo semi exclusivo.

Por fim, ao encontrar a loja que mais gostou, lembre-se de pesquisar a procedência. Fale com outras noivas, procure sobre na internet. Certifique-se com os demais profissionais da sua equipe de casamento. Ninguém quer uma surpresa ruim no seu dia especial!

Experimente vários estilos de vestido de noiva

É importante experimentar diferentes estilos para encontrar o vestido perfeito. Tente vestidos com saias amplas, vestidos com saias retas, modelos justos e assim por diante. Isso ajudará você a determinar qual estilo de vestido de noiva melhor lhe convém. Lembre-se: nem sempre aquele modelo que a gente sonha é o que nos veste melhor. Vale experimentar as indicações que forem surgindo.

Foto: Pexels

Experimente o vestido com os acessórios: eles são uma parte importante do vestido de noiva. Experimente o vestido com um véu, joias e sapatos para ter uma ideia completa do visual final. Especialmente, se você já tiver escolhido um sapato ou sandália, ela vai fazer a diferença no comprimento do tecido.

Ao agendar com a loja, caso ela não te peça um briefing antecipadamente (normalmente, elas pedem ao fazer o agendamento!), leve todas as suas referências salvas e mostre para a consultora. Ela vai te guiar pelos modelos disponíveis indicando o mais parecido.

Experimente tudo o que puder de cada loja. Mais uma vez: nem sempre o que você pensa que é o melhor, de fato, é o que veste bem. Vá com uma amiga ou peça para a consultora tirar fotos. E MUITO IMPORTANTE: não feche na primeira loja. Você pode achar o dress perfeito na próxima porta.

Confie no seu instinto

Peça opiniões, mas no final, confie em seu instinto e no que você sabe que é bom para você. Se você experimentou muitos vestidos e ainda não encontrou o vestido perfeito, não desista! Continue procurando até encontrar o vestido dos seus sonhos. Afinal, o vestido de noiva é um dos aspectos mais importantes do casamento e merece toda a atenção e esforço para encontrar o modelo perfeito.

E lembre-se: o vestido perfeito é aquele que se adequa ao seu corpo. E não você é quem se adequa ao vestido. Trate-se com carinho.

Foto: Maghradze PH / Pexels

Lojas de vestido de noiva em Fortaleza

Para finalizar, deixo aqui algumas lojas que visitei. Algumas amei, outras nem tanto. Mas vale agendar uma visita e conhecer um pouco do acervo de cada uma.

Unique Maison
Nai Bridal
Lisblu Noivas
Fatima Lima Alta Costura
Loja Osllo
Maison Blanc
Dovalle Atelier

Jornalista por formação e publicitária por profissão. Gosto de músicas, coisas asiáticas, gastronomia, beleza e comportamento. Passo as horas de folga atualizando as inscrições do youtube ou cozinhando guloseimas.
Post criado 422

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo