Como encontrar meu estilo?

Como encontrar meu estilo?

Estilo, sem dúvida nenhuma, é algo que você já tem. Mesmo que você não saiba qual é, já existe uma mensagem que você passa por meio das suas roupas e da sua forma de se vestir – e de se portar. O seu estilo nada mais é do que uma junção do que você veste com o seu estilo de vida.

Estilo tem muito a ver com a sua personalidade e, por isso, descobrir o seu estilo também é descobrir mais sobre quem se é. Mas, convenhamos, esse processo pode não acontecer em cinco minutos, e é por isso que a consultoria de estilo é um caminho tão legal. Ela te permite ir se descobrindo mais aos poucos, sem tanta pressa, mas também num ritmo consistente. É ter alguém que te acompanha ao longo desse processo, te dando suporte nessa descoberta.

Como existe uma variedade enorme de estilos, seja de pessoas diferentes ou ainda uma variedade de estilos em uma única pessoa, chegou-se a um resumo de tudo isso. Nos anos 80, as precursoras da consultoria de estilo, Alyce Parsons e Mimi Dorsey, compilaram os sete estilos universais. E o que são esses estilos universais?

Eles trazem características que definem cada um dos sete estilos mais populares e servem de parâmetro para você identificar qual deles mais você tem a ver. Esse é um ótimo ponto de partida para você se (re)conhecer melhor.

Quer um exemplo? Uma mulher que trabalha home-office e que tem filhos e precisa ajudar as crianças com a escola, além de cuidar da casa, sem dúvidas, vai precisar de algo mais confortável em sua rotina. O estilo casual, seja mais minimalista ou mais social, vai fazer parte dessa rotina tão corrida. Mas pode ser que ela ainda seja uma mulher que adora um visual mais sexy, ama saltos e quer se sentir poderosa sempre que possível. A partir daí, ela também se identifica com o estilo sexy. Ou seja, ela não precisa ter apenas um estilo, mas saberá quais mais abrangem o universo com o qual ela se identifica.

Por isso, um ponto muito relevante dessa teoria – e com o qual eu particularmente concordo – é de que as pessoas não possuem um único estilo universal, mas uma mescla deles. Usando o exemplo acima, a mulher que precisa de conforto por conta das inúmeras atividades no seu dia também ama se sentir sexy. 

A partir dessa ideia, chegamos ao meu conceito preferido de estilo perfeito para você. É aquele que vai trazer o conceito básico de design: a combinação de estética e de funcionalidade. Veja bem, é ótimo se sentir linda e com autoestima elevada, mas de nada adianta vestir roupas lindas que:

  1. não combinam com o que você realmente gosta;
  2. não te fazem sentir confortável;
  3. não são funcionais para o seu dia a dia.

Então, você sabe que encontrou o seu estilo perfeito quando, ao se vestir, sabe que aquela roupa tem a ver com o que você gosta e com a sua personalidade; sabe que ela é uma roupa que te dá conforto e a mobilidade necessária para suas atividades diárias e sabe que é um look para o qual você vai olhar no espelho e se sentir muito bem e bonita.

Como descobrir meu estilo?

Depois de saber o que realmente é importante na hora de entender melhor o seu estilo, vamos a alguns atalhos que podem te ajudar nessa missão, se você ainda não tem uma consultora de estilo para te ajudar.

É importante frisar que saber o melhor estilo para o seu dia a dia nem sempre está alinhado aos seus hábitos na hora do lazer. Portanto, se identificar com mais de um estilo é bem comum e quase sempre é o que se identifica na consultoria de estilo.

Faça o teste

Esse é um teste básico para ter alguma noção do seu estilo. E ele consistem em duas rápidas etapas:

– Duas perguntas sobre a sua rotina – que vão definir melhor a necessidade de funcionalidade das roupas no seu dia.

– Algumas escolhas a partir dos 7 estilos universais definidos para entender melhor seus gostos estéticos.

ATENÇÃO: esse teste não é uma definição do seu estilo. Ele servirá apenas de parâmetro para que você entenda um pouco mais sobre seus gostos relacionados ao vestuário.

Gostou de saber um pouco mais sobre o seu estilo? Então, me conta o seu resultado aqui nos comentários e o que você mais gostaria de saber sobre ele. Além disso, me segue lá no instagram para ver mais dicas de estilo! Um beijo e até o próximo post.

Jornalista por formação e publicitária por profissão. Gosto de músicas, coisas asiáticas, gastronomia, beleza e comportamento. Passo as horas de folga atualizando as inscrições do youtube ou cozinhando guloseimas.
Post criado 307

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo